Chá de Alecrim

beneficios e contraindicações do cha das folhas de alecrim

De origem mediterrânica o alecrim possui um forte aroma e sabor diferenciado, a planta nasce junto com flores de diferentes cores, entre as mais comuns estão as rosas brancas e azuis.

É comum que as folhas do alecrim seja utilizada para finalidades culinárias, agregando sabor e beleza para diferentes pratos. Pode não ser de conhecimento geral, mas o seu uso também pode ser empregado para fins medicinais, já que possui propriedades altamente benéficas ao nosso organismo.

Quando utilizado para fins medicinais, o consumo mais comum é através do chá das folhas de alecrim. Para que você possa entender um pouco mais sobre a planta, as indicações e modo de preparo, separei os principais benefícios sobre a bebida, confira abaixo…

Para que Serve o Chá de Alecrim

  1. É bom para a digestão

O chá de alecrim é indicado para vários problemas digestivos, por isso é interessante que você beba uma xícara após o almoço ou jantar, afinal a bebida auxilia no processo de digestão, reduz a azia e gases, além de combater a sensação de estufamento e barriga inchada.

  1. Ajuda a dormir melhor

Sabe aqueles dias super estressantes, em que ao final do dia você sente sua mente totalmente exausta? Relaxar, desfrutando uma xícara de chá de alecrim pode te ajudar em níveis surpreendentes. É comprovado cientificamente que o alecrim possui múltiplos benefícios para o funcionamento cerebral, como o cansaço e estresse.

Já faz alguns anos que a planta também vem sendo estudada no combate e prevenção do Alzheimer, e para nossa alegria até os momentos os resultados são satisfatórios, sendo cogitado para a produção de medicamentos para o tratamento da doença, já que suas substâncias evitam a perda de memória.

  1. Tem ação antibiótica

Graças a sua poderosa composição o chá de alecrim possui ação antibiótica, sendo ideal como tratamento auxiliar nos casos de infecções urinarias, quadros de vômitos e diarreia.

Lembrando que o chá de alecrim deve ser utilizado nesses casos como tratamento complementar, nunca exclua a medicação indicada pelo médico.

  1. Efeito detox

Entre os benefícios da bebida está a ação diurética, que auxilia no processo de eliminação do excesso de líquidos no corpo e toxinas, causadores do inchaço. Por isso, o chá é extremamente indicado para compor dietas de perda de peso.

  1. É bom para o figado

Quem nunca exagerou na bebida que atire a primeira pedra! Para essas situações, uma xícara de chá de alecrim pode ser uma boa pedida, já que a planta melhora o funcionamento do fígado, além de diminuir dores de cabeça e os sintomas da conhecida ressaca.

  1. Controla os diabetes

Se você sofre de diabetes, saiba que uma xícara de chá de alecrim ao dia pode ajudar a controlar os sintomas da doença, já que auxilia na redução de glicose e na elevação da insulina no sangue.

Quando combinados com a medicação regular e uma boa alimentação, a bebida pode regredir até mesmo os quadros mais severos. Por isso não interrompa o tratamento indicado pelo seu médico, e consulte-o antes de iniciar o consumo do chá para evitar qualquer problema.

  1. Combate os sintomas da trombose

Uma das características principais do alecrim é seu efeito antitrombótico, que além de prevenir a doença melhorando a circulação sanguínea, reduzindo o surgimento de trombos, o chá de alecrim ainda combate os sintomas da doença, quando já contraída.

  1. Combate o câncer

Até o momento os estudos que comprovam o combate ao câncer com o chá de alecrim foram realizados apenas em animais, mas todos os resultados mostram uma regressão da doença.

Porém estudos em humanos ainda devem ser realizados, por isso em casos da doença, você pode utilizá-lo como tratamento complementar, nunca jamais suspenda o tratamento com os medicamentos receitados.

Como Fazer o Chá de Alecrim

Ingredientes: 4g de folhas de alecrim; 150 ml de água;

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e ao levantar fervura adicione as folhas de alecrim, desligue, tampe e deixe repousar por 5 minutos. Coe, adoce a gosto e beba.

Como pode ver o preparo da bebida é muito simples. Minha única recomendação é que não ultrapasse o limite de 4 xícaras ao dia. Assim evitará efeitos colaterais.

Contraindicações e Precauções

Não existem contraindicações relatadas para o chá de alecrim, apenas reações em casos de consumo exagerado, por isso respeite o limite diário, principalmente se você apresenta históricos de epilepsia, problemas na próstata, dermatológicos e gástricos.

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (497 votos! Artigo avaliado com 4,82 estrelas / máximo de 5)
Loading...