Chá de Alface

beneficios e utilidades do chá de alface

A alface possui mais de 90% de sua composição de água, e além disso é muito rica em nutrientes e, é bastante utilizada medicinalmente em muitos lugares. Alguns estudos dizem que este vegetal surgiu na região do mediterrâneo e no continente asiático. Sua utilização data do ano de 500 antes de Cristo, e de lá para cá tem sido utilizado na culinária em quase todos os países.

Quando a questão é saúde, o chá de alface se destaca sendo uma ótima pedida para quem quer emagrecer, combater a insônia, abaixar a pressão arterial e até como calmante. Na sequência, farei uma listagem com os principais benefícios e finalidades do chá de alface, concluindo com modo de preparo e as precauções que você deve ter na utilização desse vegetal.

1. Emagrece

O chá de alface pode ajudar muito no processo de emagrecimento, sendo assim, é perfeito para dietas de perda de peso saudável. A explicação para isso é algo bem simples: É que estas folhas possuem baixo nível de calórico. Só para você ter uma noção, em 100 gramas você encontra no máximo 10 calorias.

E não é somente por esse motivo. O chá de alface também é sedativo e relaxante, sendo por esta razão um ótimo saciador de apetite. E aí você já sabe né? Quanto mais tempo você fica saciada, menos vai comer, e assim vai emagrecer de forma saudável.

2. Ajuda a dormir

Se você sofre de insônia tendo assim grande dificuldade para dormir, que tal passar a fazer o uso do chá de alface? Ele é um excelente e universal calmante, e com essas propriedades você certamente terá um sono tranquilo e reparador.

3. Calmante

O chá de alface também é um excelente calmante, sendo mesmo considerado um sedativo natural. As pessoas devem utilizar o alface diariamente de modo a acalmar o stress e combater os estados de preocupação.

4. Abaixa a pressão

É justamente por suas propriedades calmantes, relaxantes, sedativas, e diuréticas que o alface reduz a pressão arterial, sendo assim um ótimo aliado no combate à hipertensão.

Funciona da seguinte forma: Quando você consome uma grande quantidade de sal, logo terá um alto volume de água em seus vasos sanguíneos aumentando assim a pressão arterial. Ao utilizar o chá de alface, com efeito antidiurético, você diminuirá a tensão arterial e eliminará a água na forma de urina. Isso contribuirá grandemente por diminuir a hipertensão.

Como Fazer o Chá de Alface

Ingredientes: 2 folhas de alface; 250 ml de água.

Modo de preparo: Coloque a água no fogo para ferver e quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas de alface. Deixe reservado de 5 a 10 minutos. Beba ainda morno.

Precauções

A alface é um vegetal com uso na alimentação e na medicina. Em sua ampla utilização não se tem conhecido contraindicações. Neste caso as precauções que devem ser tomadas são as que dizem respeito à qualidade do vegetal. Por exemplo, destaco algumas para você:

É importante escolher alface do tipo orgânico em que estão livres de produtos agrotóxicos capazes de gerar problemas gigantes em sua vida, como o câncer. Além disso, é importante verificar as folhas e constatar que elas estejam em verde natural e sem manchas escuras.

Vale lembrar também a necessidade de lavar muito bem as folhas de alface, preferencialmente em água corrente, e após isso, colocar de molho em vinagre e água por no mínimo 20 minutos.

E aí, conhecia todos os benefícios do chá de alface? Deixe aqui nos comentários, e não esqueça de compartilhar. Fique ligado no Blog pois estou sempre colocando mais novidades! Até mais!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (552 votos! Artigo avaliado com 4,76 estrelas / máximo de 5)
Loading...