Chá de Alho

beneficios e contraindicações do chá de alho

O alho é bem popular e bastante utilizado em nosso país como tempero no preparo de diversos alimentos como arroz, carnes, saladas, feijão e muitos outros. Além de agregar muito sabor o alho é fonte de potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio.

E por ter uma composição tão rica é que seu consumo em forma de chá ficou tão popular. O chá de alho pode ser consumido para prevenção e tratamento de muitas doenças, quer descobrir quais? Então confira agora nesse artigo recheado de dicas e informações sobre essa bebida extremamente poderosa!

Chá de Alho para a Gripe

Esse é um velho conhecido desde a época de nossa avó, o chá de alho é utilizado a séculos para o tratamento de gripes e resfriados, e sempre se mostrando eficiente e a melhor opção para esses casos.

Você sabe porque ele é tão eficaz? Por que o chá é rico em vitamina B6, vitamina C e magnésio, além de conter excelentes propriedades antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas e antivirais, o que explica tamanha eficiência na cura dos sintomas das gripes e resfriados.

Curar Dor de Garganta com Chá de Alho

Pode ser que ela venha acompanhada de uma gripe ou pode ser que venha isoladamente, independente de como, a dor de garganta é extremamente incômoda e pode atrapalhar atividades cotidianas de qualquer pessoa. Por conter propriedades anti-inflamatórias o chá de alho é um remédio caseiro poderoso para o combate a dor e inflamação de forma rápida e eficaz!

Chá de Alho para Infecção Urinária

As infecções urinárias podem ser quadros infecciosos extremamente perigosos para a saúde quando não tratadas de forma eficaz, podendo ser até mesmo fatal! Por isso é importante seguir todas as recomendações médicas e utilização da medicação indicada para que o problema seja sanado.

O chá de alho é um tratamento auxiliar muito utilizado nesses quadros, já que esses ajudam a acelerar o processo de cura no tratamento, aliviando assim os sintomas, entre eles a dor ao urinar, já que o chá possui poderosos antibacterianos.

Como Fazer o Chá Corretamente?

Ingredientes: 2 dentes de Alho descascados; 250 ml de água

Modo de preparo: Em uma panela ferva o alho junto com a água por mais ou menos 5 min. Em seguida coe e beba ainda quente. Se preferir adoce o chá com mel, além de muito saboroso o mel potencializará os resultados devido a sua composição. Também pode colocar gotas de limão como explica no vídeo acima.

Precauções de consumo

Apesar de auxiliar em muitas doenças, é importante observar as restrições quanto ao consumo do chá de alho, entre elas estão:

  • Diabéticos;
  • Hipertensos;
  • Pessoas com distúrbios hemorrágicos;
  • Pessoas com pressão baixa.

O consumo excessivo do chá pode causar riscos danosos para fígado, coração e rins, por isso tenha moderação! Em casos de cirurgia, interrompa o uso do chá de alho pelo menos 2 semanas antes de sua realização, pois o alimento pode prolongar o sangramento e interferir nos índices de pressão arterial.

E aí você conhecia esses benefícios do chá de alho? Já utilizou em algum tratamento? Deixe aqui nos comentários, e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Logo volto com novidades fresquinhas para vocês, até a próxima!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (496 votos! Artigo avaliado com 4,84 estrelas / máximo de 5)
Loading...