Chá de Aroeira

beneficios do chá das folhas de aroeira - é bom para quê

Não é de hoje que os chás são utilizados para fins medicinais, desde os nossos antepassados os chás são empregados para a prevenção e combate de muitas doenças. Hoje vim trazer para você algumas informações sobre um chá bem poderoso, que é o chá de aroeira.

O chá de aroeira é uma bebida poderosa que é utilizada em vários países ao redor do mundo, sendo um dele o Brasil. Separei aqui as principais informações sobre o chá, suas indicações, modo de preparo e precauções para que você saiba como inserir essa bebida em sua dieta de forma segura e eficaz. Confira!

Para que serve o chá de aroeira?

Essa provavelmente é a pergunta que você está se fazendo, e a resposta não é única, já que a lista é bem extensa, devido às suas muitas propriedades que combatem fungos e bactérias, tem ação adstringente, é balsâmica, diurética, purgativa, estomáquica, tônica, vulnerária e anti-inflamatória. Separei abaixo os maiores benefícios desse chá. Veja!

  1. Controla os distúrbios respiratórios

Esses distúrbios podem afetar adultos e crianças e podem ser um grande incômodo para os portadores. Durante as crises a capacidade de inspirar quando se está dormindo ou acordado, é afetada, assim como as vias respiratórias. As propriedades do chá de aroeira, sanam esses sintomas e permitem a retomada nas atividades cotidianas.

  1. Chá de aroeira emagrece

O consumo do chá ajuda a eliminar o líquido retido no corpo, e assim reduzir o inchaço do corpo. A função detox do chá pode ajudar no processo de perda de peso, além de ser excelente para o sistema urinário.

  1. Ação antioxidante

Os flavonoides e os polifenóis, são substâncias com alto poder antioxidante. Isso significa que o consumo do chá de aroeira ajuda a combater os radicais livres, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, além de reduzir os riscos de doenças crônicas e degenerativas.

  1. Limpa o útero e combate corrimentos

O chá de aroeira possui substâncias que ajudam a eliminar fungos e bactérias do organismo, inclusive os responsáveis por corrimentos no canal vaginal. Além de limpar o útero, eliminando os riscos de problemas como infecções.

  1. Antisséptico e antimicrobiano

O chá de aroeira pode ser utilizado como antisséptico, sendo aplicado em feridas expostas. O óleo essencial presente na planta, possui ação antimicrobiana, ajudando a combater diversos micro-organismos, entre eles as bactérias, os fungos e vírus.

  1. Estimula o fluxo menstrual

O chá pode ajudar bastante as mulheres que possuem um ciclo menstrual um tanto confuso, pois o chá de aroeira ajuda a controlar e até aumentar o fluxo menstrual. Isso acontece por que a bebida contrai os músculos do útero, não sendo indicada para mulheres grávidas. Isso quer dizer que o chá de aroeira aborta!

Como preparar chá de aroeira ?

Vamos lá, agora vou te ensinar a preparar essa bebida, ao final confira as restrições para que não ocorram alterações em sua saúde, ok?!

Ingredientes: 1 litro de água; 100 g de folhas de aroeira.

Modo de Preparo: Ferva 1 litro de água e depois adicione as folhas de aroeira. Deixe descansar por até 5 minutos. Passado esse tempo, tome de 3 a 4 colheres (sopa) da bebida por dia. O chá pode ser consumido gelado ou natural, o que vai depender exclusivamente do seu gosto.

Precauções

Além das mulheres grávidas, pessoas com a pele sensível, não devem tomar o chá de aroeira, já que a planta medicinal pode causar reações alérgicas na pele e mucosas. Quem tem diarreia também não deve fazer uso da aroeira, uma vez que a planta provoca um efeito laxante que pode agravar o problema.

Se você gostou das informações não esqueça de compartilhar nas redes sociais para ajudar o Blog a crescer cada vez mais. 🙂 Fique ligado, logo volto com novidades!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (502 votos! Artigo avaliado com 4,86 estrelas / máximo de 5)
Loading...