Chá de Arruda

beneficios do chá de arruda para a saude

Com origem europeia a arruda é conhecida por outros nomes, como por exemplo: arruda-fedida, arruda-doméstica, arrudas-dos-jardins e ruta-de-cheiro-forte. Seu uso mais comum é para o fim medicinal, através do seu chá, o conhecido chá de arruda.

São muitos os benefícios do chá, para que você fique por dentro de tudo, separei aqui informações poderosas dos principais benefícios, modo de preparo e precauções a serem tomadas com o seu consumo.

Para começar conheça os 8 maiores benefícios desse chá…depois vá rolando a página para obter mais informações.f

1. Aumenta a resistência dos vasos sanguíneos

Essa melhora acontece devido a presença da rutina, a conhecida vitamina P no chá de arruda que além de melhorar a resistência dos vasos, ainda melhora a absorção de vitamina C do organismo.

A vitamina C tem função importante no nosso corpo, já que é responsável por aumentar a imunidade do sistema imunológico, evitando assim o surgimento de doenças.

2. Função analgésica

O chá de arruda é uma ótima opção para o combate de muitas dores, devido a presença de quercetina um flavonoide que possui ação anioxidante, com propriedades analgésicas, o que torna a bebida uma ótima fonte de combate a dor.

3. Reduz a ansiedade

Outras substâncias presentes no chá de arruda são as undecanona, metilnonilcetona e metiletilcetona, que possuem propriedades calmantes que podem ser muito benéficas para os momentos de ansiedade e estresse.

4. Regula o ciclo menstrual

Mulheres que sofrem com a menstruação desregulada podem fazer o uso do chá, que garante que o ciclo volte ao estado regular. O chá realiza a contração das fibras musculares do útero, não sendo indicado para mulheres grávidas, isso quer dizer que o chá de arruda aborta.

5. Combate a insônia

Quem sofre de insônia sabe bem que esse mal, pode impactar diretamente nas atividades do dia a dia, já que o organismo não consegue descansar de forma adequada. Como já informei nesse artigo, o chá de arruda possui propriedades calmantes, causando relaxamento do corpo, facilitando o processo do sono.

6. Combate os cistos

O chá de arruda pode ser utilizada como tratamento auxiliar de cistos no ovário, e todos os seus sintomas. Existem muitos relatos de mulheres que informam melhora e até mesmo a eliminação total dos cistos.

7. Combate gota e reumatismo

O chá de arruda ajuda a combater os sintomas dessas enfermidade, reduzindo o desconforto gerado.

8. Efeito antibacteriano

O chá de arruda pode ser uma excelente opção para o combate de bactérias devido às suas propriedades, sendo bastante utilizado para a prevenção de infecções originárias de bactérias.

 

Como Fazer o Chá de Arruda

O chá de arruda pode ser preparado com diferentes combinações, por isso separei aqui algumas bem interessantes, confira!

  • Chá de arruda tradicional

Ingredientes: 1 colher de folhas de arruda; 1 xícara de água.

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e após levantar fervura coloque as folhas de arruda, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Na sequência coe e beba ainda morno.

  • Chá de arruda com pinga

Ingredientes: 1 colher de folhas de arruda; 1 xícara de água; 2 colheres de pinga.

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e após levantar fervura coloque as folhas de arruda e a pinga e desligue o fogo, tampe, deixe descansar por 5 minutos. Na sequência coe e beba ainda morno.

Precauções

Como já mencionado o chá de arruda pode ser considerado abortivo, por isso não podem ser utilizados por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, já que podem passar pelo leite.

Crianças também não devem consumir a bebida. O contato com a pele pode causar sérias alergias, devendo ser evitado o contato. O consumo excessivo pode prejudicar o fígado e os rins.

E aí curtiu? Então compartilhe em suas redes sociais e fique ligado nos próximos posts.

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (504 votos! Artigo avaliado com 4,89 estrelas / máximo de 5)
Loading...