Chá de Boldo

beneficios e contraindicações do chá de boldo

De origem chilena, o boldo é uma planta bastante popular, principalmente quando falamos de sua utilização para o preparo de chá. Quem nunca escutou o conselho da mãe: “Toma um chazinho de boldo que melhora!”

A bebida é popular devido aos múltiplos benefícios apresentados , tudo isso graças às substâncias presentes na planta, como por exemplo: Lactona que auxilia a digestão de gorduras, sendo indicada também para pessoas que desejam perder peso.

São muitos os benefícios que o chá de boldo proporciona na saúde. Abaixo eu separei os 6 principais, confira!

Para que Serve o Chá de Boldo

  1. Colabora no emagrecimento

Pouquíssimas pessoas conhecem esse benefício, mas o chá de boldo pode auxiliar bastante no processo de perda de peso, até mesmo os casos de obesidade. Isso porque o chá melhora o metabolismo gástrico hepático , assegurando que a bile a as enzimas digestivas sejam secretadas no sistema, assegurando que os alimentos sejam digeridos e metabolizados pelo organismo.

O que tudo isso significa? Significa, que devido a esse auxílio, a gordura não tem tempo hábil para ligar-se as células, facilitando o processo de emagrecimento.

O consumo do chá, assegura que não ocorram problemas gástricos, já que esse auxilia na melhora do funcionamento do sistema digestivo. Outro ponto positivo, é que a bebida possui efeito detox, eliminando o excesso de água e toxinas presentes em nosso corpo.

Com uma dieta equilibrada, pelo menos uma atividade física diária e o uso do chá de boldo, perceberá em pouco tempo mudanças drásticas em seu corpo.

  1. É bom para o figado

O chá de boldo é um poderoso anti-inflamatórios, principalmente para as inflamações relacionadas ao fígado, estômago, intestinos e todo o sistema digestivo.

O consumo excessivo de gordura ou bebidas, pode ser tratado com a bebida. Mas vale reforçar, que isso não libera o consumo desenfreado de alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas.

  1. Propriedades Antimicrobianas

O consumo do chá previne o surgimento e crescimento de micróbios, bactérias, fungos, protozoários e vírus no organismo. Isso significa, que o chá de boldo é indicado para várias doenças que têm origem nesses causadores.

  1. Combate o estresse

Com apenas uma xícara de chá de boldo ao dia é possível conquistar uma sensação de relaxamento e calma, já que as propriedades presentes na bebida acalmam o sistema nervoso. Com duas xícaras de chá de boldo, é possível aliviar o estresse, e até mesmo dores de cabeça e náuseas.

  1. Aumenta a imunidade

Segundo pesquisas realizadas em universidade americanas, o chá de boldo possui múltiplos agentes antibacterianos e antimicrobianos, que auxiliam os mecanismos de defesa do nosso organismo, reduzindo o surgimento de agentes infecciosos.

Sua ação anti-inflamatória, também atua no alívio de inflamações excessivas, além de reduzir a possibilidade de seu surgimento.

  1. Alivia os sintomas do reumatismo

O chá de boldo possui ação estimulante, o que significa que a bebida energiza a circulação sanguínea, fornecendo alívio dos sintomas causados pelo reumatismo e artrite.

As dores causadas pela doença são reduzidas, e quando realizado um consumo diário, pode apresentar grande melhora nos casos mais extremos.

Como Fazer o Chá de Boldo

Ingredientes: 1 xícara de água; 1 colher de chá de folhas de boldo.

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo, ao levantar fervura desligue, adicione as folhas, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe, adoce e beba. Atenção: Não ferva as folhas do boldo, isso fará a bebida amarga intensamente.

Precauções & Contraindicações

Até mesmo o melhor medicamento possui restrições quanto a sua utilização, não seria diferente com o chá de boldo. Uma das principais pergunta sobre as precauções é se o chá de boldo aborta!?

E a resposta é sim, por isso mulheres grávidas não podem consumi-lo, já que, mesmo que não provoque o aborto, pode gerar má formação do feto.

Lactantes também não podem consumir a bebida, já que essa passará pelo leite, chegando ao bebê. Crianças e adultos com obstrução das vias biliares não podem consumi-lo. O consumo em excesso pode ocasionar em diarreia, vômito, além de problemas no sistema nervoso, lembre-se moderação em primeiro lugar!

Você conhecia todos os benefícios do boldo? Deixe uma resposta aqui nos comentários. Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais, e fique ligado nas novidades!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (500 votos! Artigo avaliado com 4,85 estrelas / máximo de 5)
Loading...