Chá de Camomila

beneficios do chá de camomila e contraindicações

A camomila é uma das ervas medicinais mais antigas do mundo, o que é natural dado em vista as múltiplas funções que a planta apresenta. O modo mais comum de consumo da camomila, é através do seu chá.

Quando preparado corretamente o chá de camomila pode trazer muitos benefícios a saúde do corpo e da mente, benefícios esses, muitas vezes desconhecidos pela maioria das pessoas.

Vem comigo que separei informações super interessantes sobre as principais características, beneficios e modo de preparo. E o melhor? Todas as indicações presentes aqui nesse artigo, são cientificamente comprovadas, confira!

Para que Serve o Chá de Camomila

  1. É bom para o estômago

Sabe aquela azia, ou aquelas dores no estômago que podem surgir após ingerir algum alimento não muito bem preparado, ou até mesmo pelo excesso? Uma boa xícara de chá de camomila pode ser a melhor solução.

Além de aliviar incômodos simples como esse, a planta contém substâncias que impedem que distúrbios gastrointestinais se agravam, garantindo maior proteção para o sistema digestivo.

  1. Prolonga a vida

Segundo os cientistas da Universidade do Texas, o chá de camomila pode colaborar para a longevidade dos seres humanos. Os testes foram realizados em 1667 pessoas, homens e mulheres.

Ao longo do estudo, foi notado que o chá de camomila prolongou em até 29% a vida dos participantes, evitando a morte prematura. Quem poderia imaginar, que pelo menos uma xícara ao dia da bebida, seria o segredo da vida, não é mesmo?

  1. É bom para dormir

Se você sofre de insônia, ou a simples dificuldade de dormir, você pode optar por passar a tomar uma xícara de chá todas as noites, isso porque o chá de camomila dá sono, e garante noites tranquilas e relaxadas.

  1. Relaxa os músculos

As substâncias presentes no chá de camomila possuem efeito calmante dos nervos e músculos, sendo uma ótima pedida para os dias de maior estresse, onde tudo parece pesar mais que o normal. Caso sinta dores musculares, toma uma xícara de chá antes de dormir, e acordará renovado, garanto!

  1. Alivia as dores do período menstrual

Lembra que mencionei acima que o chá de camomila, possui efeito calmante aos músculos, então, durante o período menstrual é comum que as mulheres sofram com fortes cólicas. Nesses casos, uma xícara de chá de camomila resolve o problema, pois ele atuará relaxando os músculos uterinos, e assim aliviando as dores intensas, características da época.

  1. Reduz os sintomas da gripe

Em casos de gripes e resfriados, o chá pode reduzir de forma significativa os sintomas, como por exemplo o alívio das vias aéreas e expectoração.

  1. Estimula o sistema imunológico

O consumo diário da bebida pode estimular o sistema imunológico, fazendo com que as defesas sejam ativadas, aumentando as atividades antibacterianas, evitando o surgimento de doenças.

  1. Alivia as dores de cabeça

Não apenas o chá, como também o óleo de camomila pode ajudar bastante quem sofre com constantes dores de cabeça e até mesmo enxaqueca. Existem estudos que comprovam sua eficácia em altos níveis, sendo considerada mais potentes até mesmo que remédios tradicionais para o combate.

  1. É bom para a pele

Experimente lavar o rosto com o chá, ou usá-lo como tônico. O resultado? Uma pele menos oleosa, limpa e renovado com o uso constante.

Como Preparar o Chá de Camomila

O modo de preparo é bem simples, mas precisa ser seguido a risca, para evitar que as propriedades da planta sejam perdidas.

Ingredientes: 2 colheres de chá de flores secas de Camomila; 1 xícara de água.

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e ao levantar fervura adicione as flores de camomila, desligue, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Coe, adoce e beba. Atenção: É de extrema importância que as flores não sejam fervidas, pois assim podem perder suas propriedades.

Contraindicações

Mulheres grávidas não podem consumir o chá de camomila, já que esses podem causar contrações prematuras. Pessoas com hipersensibilidade a planta também não podem consumi-lo.

Respeite o limite de 4 xícaras ao dia, para evitar problemas, lembre-se: tudo o que é em exagero faz mal a saúde. ok?! 🙂

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (501 votos! Artigo avaliado com 4,86 estrelas / máximo de 5)
Loading...


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *