Chá de Capim Cidreira

Chá de Capim Cidreira beneficios para a saude

Você já ouviu falar do chá de capim cidreira? E do chá de capim santo e capim limão? Provavelmente sim! Esse chá extremamente popular, pode ser conhecido por diferentes nomes ao redor do Brasil, mas apesar dos diferentes nomes, os benefícios são os mesmos.

O nome científico do capim cidreira é Cymbopogon Citratus Stapf, e é facilmente encontrado em todas as regiões do Brasil. O seu uso medicinal vem de anos atrás, já que é rico em vitaminas A e C, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês, além de conter também vestígios de vitaminas que fazem parte do complexo B.

Dentre tanta riqueza nutricional, é natural que o consumo do chá de capim cidreira traga muitos benefícios para nossa saúde. Para que você fique por dentro das principais informações sobre a bebida e como inseri-la em seu dia a dia, separei aqui dicas valiosas, me acompanhe!

Para que Serve o Chá de Capim Cidreira

Você leu até aqui e viu muitas informações nutricionais, nomes da planta, locais onde localizá-la, mas afinal para que você vai utilizá-la? E a resposta é: Para muitas coisas, são tantos os benefícios que resolvi listar apenas alguns aqui nesse artigo, para que você tenha uma ideia do quão benéfico é a ingestão dessa bebida.

  1. Melhora o sono e combate a depressão

E não é apenas dos adultos, o chá de capim cidreira para bebê tem um efeito muito positivo quando os pequeninos estão agitados, sem conseguirem dormir.

Isso por que o chá possui propriedades sedativas que estimulam o relaxamento do corpo, e a melhora do seu sono, sendo um ótimo combatente da insônia. Livre de cafeína, também ajuda a equilibrar os níveis de ansiedade, estresse e até mesmo realizar o combate a depressão, já que o consumo do chá libera uma substância chamada serotonina, responsável por combater os sintomas da depressão e estimular a autoconfiança.

  1. Auxilia a perda de peso

Sim meninas! O chá de capim cidreira emagrece, sendo mais um aliado em nossa constante luta! O chá está ganhando fama de “chá detox”, já que seu consumo garante a eliminação de toxinas e gorduras localizadas.

Isso mesmo que você ouviu, o chá possui um efeito detox, ajudando a reduzir o inchaço em seu corpo e ainda conta com substâncias termogênicas que aceleram seu metabolismo, garantindo assim a queima de gorduras localizadas de forma ágil.

  1. Combate gripes e resfriados

Por possuir propriedades antibacterianas e antifúngicas, o chá de capim cidreira é uma ótima opção ao combate de gripes e resfriados, principalmente os acompanhados de tosse, febre  e os conhecidos sintomas desses quadros.

A vitamina C encontrada no chá, fica encarregada de estimular o sistema imunológico e combater o vírus, e até mesmo possíveis infecções. A eliminação do muco gerado durante o período de gripes e resfriados, também fica garantida com a bebida, além disso o óleo de capim cidreira, também pode te ajudar a eliminar dores de cabeça e musculares.

Como Preparar o Chá de Capim Cidreira

O preparo da bebida é bem simples, para isso você vai precisar:

Ingredientes: 1 colher de sopa de folhas de capim cidreira picadas; 1 xícara de água.

Modo de Preparo: Em uma panela ferva a água, e após levantar fervura adicione as folhas picadas e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe descansar por 15 minutos, após o período coe e beba morno.

ATENÇÃO!

O consumo excessivo do chá pode causar quadros de azias e/ou gastrite, lembre-se que tudo em excesso pode causar danos a sua saúde. As gestantes devem ficar totalmente longe dessa bebida, já que possui substâncias abortivas. O consumo com calmantes ou sedativos, também está proibido!

E aí curtiu as dicas do chá de capim cidreira? Deixe uma resposta nos comentários e não esqueça de compartilhar! Amanhã estou de volta com outro artigo, fique ligado!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (495 votos! Artigo avaliado com 4,87 estrelas / máximo de 5)
Loading...