Chá de Carqueja

beneficios e maleficios do chá de carqueja

Apesar de muitos não acreditarem em seus benefícios, cada vez mais o chá de carqueja tem se tornado popular, devido às suas características medicinais comprovadas por quem já utilizou a bebida como tratamento complementar ou até mesmo principal.

A carqueja é uma planta que a anos atrás era vista como daninha, e foi descoberto que suas folhas eram extremamente eficazes para o tratamento de diversas doenças, mas você sabe para que serve o chá de carqueja? Conhece seus benefícios e principais indicações?

Quer descobrir? Então continue sua leitura e confira! 🙂

Para que Serve o Chá de Carqueja

  1. É bom para o coração

As folhas da carqueja são ricas em flavonoides, entre eles a hispidulina que atua como hepatoprotetora no organismo, ou seja distribuem substâncias benéficas que garantem proteção ao coração.

A bebida é conhecida por melhorar e reduzir os sintomas de doenças relacionadas ao coração, como por exemplo o conhecido “coração grande”. Muitas pessoas relataram melhora dos sintomas, após iniciarem o consumo do chá como tratamento complementar, ingerindo 4 xícaras ao dia.

Além disso, os flavonoides possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce.

  1. É bom para diabetes

É noticiado diariamente sobre os riscos do consumo desenfreado de alimentos rápidos, os conhecidos fast foods, e alimentos industrializados, já que esses apresentam um alto índice de sódio e carboidrato, itens totalmente maléficos em grande quantidade para nosso organismo.

O carboidrato, por sua vez, é uma das principais causas de elevação de açúcar no sangue, levando em consideração que transforma-se em açúcar em nosso sangue. O chá de carqueja cai como uma luva para a prevenção da doença e até redução dos níveis de açúcar dos portadores de diabetes.

Isso acontece, por que o chá de carqueja reduz o absorvimento dos carboidratos que ingerimos. É importante frisar que isso não dá a liberdade para os diabéticos ou as demais pessoas se entupirem de carboidrato, confiando que ao tomar a bebida tudo será resolvido. Leve em consideração que é necessário moderação no consumo dos alimentos para manter uma dieta saudável e equilibrada.

  1. É bom para a bronquite

Para casos como faringite, asma e bronquite asmática o chá de carqueja sem dúvida é uma ótima solução, já que garante alívio logo após os primeiros dias de tratamentos nos principais sintomas.

O ideal é que para esse tipo de tratamento, o consumo seja feito em pequenas quantidades, aproximadamente ½ xícara de chá por no máximo 4 vezes ao dia, durante 3 semanas.

  1. Ajuda a emagrecer

Uma das funções mais conhecidas do chá de carqueja, é a diurética, que facilita a eliminação de excesso de água em nosso organismo, que na maioria das vezes causam inchaço.

Além disso, é comprovado cientificamente que o chá de carqueja possui ação termogênica, ou seja, possui ação facilitadora na queima de gordura, através da aceleração do metabolismo, tornando a eliminação de sobrepeso mais fácil e ágil.

Já disse aqui algumas vezes, que nenhum chá é milagroso. Apesar de muitos benefícios, os resultados viram com a junção de novos hábitos alimentares e exercícios físicos, aliás o ideal é consumir uma xícara de chá de carqueja de 1 hora a 30 minutos antes do treino, dessa forma a queima de gordura será acelerada.

Como Preparar o Chá

É possível preparar o chá de carqueja com os saquinhos disponíveis no supermercado, ou através de suas folhas que podem ser encontradas em qualquer casa de produtos naturais, confira como prepará-lo:

Ingredientes: 25g de folhas de carqueja; 1 litro de água

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo até iniciar fervura, desligue e adicione as folhas de carqueja e deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba.

Contraindicações

É bastante importante não ultrapassar as 4 xícaras ao dia, e com uso máximo de 3 semanas da bebida, já que seu consumo exagerado pode causar efeitos prejudiciais à saúde como redução da imunidade e hipotensão.

Grávidas não podem consumir o chá, já que esse pode provocar abortos. As lactantes também não devem consumi-lo, já que a bebida pode passar pelo leite. Pessoas com pressão alta também devem evitar o consumo.

E você já conhecia todos os benefícios do chá de carqueja? Já utilizou? Deixe seu relato aqui nos comentários, e me diga o que quer ver aqui no blog. Compartilhe em suas redes sociais e fique ligado nas novidades!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (494 votos! Artigo avaliado com 4,79 estrelas / máximo de 5)
Loading...


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *