Chá de Cavalinha

beneficios e maleficios do chá de cavalinha

Quando trata-se de perda de peso, nós mulheres experimentamos qualquer novidade que apareça no mercado, o que muitas vezes pode ser perigoso para a saúde. Agora imagina emagrecer com saúde, utilizando apenas o chá de cavalinha?

A cavalinha é uma planta que já é conhecida pela maior parte das pessoas, e recentemente vem sendo utilizada como auxiliar em dietas para perda de peso, mas além do efeito “seca barriga”, a planta ainda pode ser utilizada para prevenir certos distúrbios e combater várias doenças.

Confira abaixo os 6 maiores benefícios do chá de cavalinha para a saúde e surpreenda-se com tudo o que esta plantinha pode fazer por si…

1. Ajuda a emagrecer

Um dos principais fatores que fez o chá de cavalinha se popularizar foi o fator “seca barriga”, já que a bebida possui ação diurética, o que quer dizer que elimina o inchaço do corpo, principalmente da barriga.

Ao consumir pelo menos uma xícara ao dia, você evita que ocorra retenção de líquidos em seu corpo, além de eliminar toxinas.

Ao usar a bebida é importante tomar bastante água como forma de evitar uma desidratação, já que estará estimulando o corpo a eliminar água. O chá de cavalinha promove a eliminação de líquido em excesso através da urina.

Outro ponto importante é que a bebida possui efeito termogênico, isso significa que seu consumo acelera o metabolismo, tornando a queima de gordura mais rápida e fácil. Quando aliado, a uma boa alimentação e ao menos uma atividade física diária, é possível perceber resultados em poucas semanas.

2. É bom para a pele

Se você sofre com pele acneica, o chá de cavalinha é uma boa opção para o tratamento. A bebida auxilia no combate a oleosidade da pele, além de prevenir o surgimento de espinhas.

O consumo do chá também previne a flacidez da pele. Além de consumir o chá, vale a pela esmagar a planta e aplicá-la sobre a pele, dessa forma é bastante útil também para casos de queimaduras e frieiras.

3. Fortalece as unhas e o cabelo

O chá de cavalinha beneficia o fortalecimento e crescimento de unhas e cabelo, graças a sílica presente na planta, que combate também a queda de cabelo.

Experimente mergulhar as unhas no chá por 15 minutos pelo menos 1 vez por semana. Para os cabelos, vale colocar duas colheres de sopa no shampoo, condicionador e máscara de hidratação. Isso ajuda a rejuvenescer, nutrir, fortalecer e dar brilhos aos cabelos que sofrem com caspa.

4. Elimina os radicais livres

Segundo estudos realizados no ano de 2010, o chá de cavalinha é um poderoso combatente aos radicais livres, graças às suas propriedades antioxidantes. Caso não saibam, os radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento precoce e o surgimento de várias doenças, incluindo o câncer.

5. Aumenta a concentração e a memória

Devido a ação antioxidante aliada a outras substâncias presentes na planta, o uso diário do chá de cavalinha pode contribuir para uma melhora significativa na memória e a cognição tanto a curto prazo quanto a longo prazo.

6. Melhora os sintomas da osteoporose

É de domínio público que o chá de cavalinha melhora e muito a força dos ossos. Acredita-se que o efeito esteja associado com o alto teor de silício encontrado na planta.

Como Fazer o Chá de Cavalinha

  • RECEITA SIMPLES

Ingredientes: 2 colheres de sopa de cavalinha; 500 ml de água.

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e espere levantar fervura, depois desligue e despeje as folhas de cavalinha, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba.

  • RECEITA COM HIBISCO

Ingredientes: 5 colheres de sopa de hibisco; 3 colheres de sopa de cavalinha; 1 litro de água.

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e espere levantar fervura, de seguida, desligue e despeje as folhas de cavalinha e hibisco, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba.

Contraindicações

A bebida não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam em processo de amamentação de seus bebês. Crianças e pessoas que sofrem com pressão baixa, deficiência de vitamina B1 e possuem risco de desenvolver deficiência de potássio também não devem tomar.

Para as outras pessoas, a principal pedida é a moderação, não beba mais do que 3 xícaras de chá de cavalinha ao dia, pois assim não sentirá efeitos colaterais.

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (502 votos! Artigo avaliado com 4,87 estrelas / máximo de 5)
Loading...