Chá de Cidreira

beneficios do chá de erva cidreira - é bom para quê

A erva cidreira, que tem o seu nome científico de Melissa officinalis, faz parte da família das mentas. Seus benefícios têm sido vistos desde muitos séculos, aplicados principalmente no campo da medicina.

Afinal, serve para que o chá de erva cidreira? Esse delicioso chá é bom para que pessoas tratem problemas de insônia, de dificuldade de digestão, tratamento do herpes genital e da boca, e até mesmo para emagrecer saudavelmente. Confira com mais detalhes os benefícios do chá de erva cidreira.

Para que Serve o Chá de Cidreira

  1. Combate à insônia

O chá de cidreira por possuir um efeito calmante é ideal para combater a insônia. Já existem alguns estudos sobre o uso da erva cidreira nos casos de insônia e também da ansiedade. Porém, alguns desses estudos usou a combinação com outras ervas, a exemplo da camomila.

Independente de fazer o chá com ou sem combinações, ficou constatado que é ideal para aquelas pessoas que têm bastante dificuldade em dormir.

  1. Facilita a digestão

Se você tem problemas com a digestão, então é ideal se habituar a tomar o chá de erva cidreira, isso porque é calmante ajudando assim no processo de digestão e na prevenção de doenças gastrointestinais.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Georgetown, chegou à conclusão de que o chá de erva cidreira junto com hortelã combate às dores no estômago.

  1. Tratamento da herpes

O chá de erva cidreira também poderá ser utilizado diretamente sobre a herpes genital e a herpes labial. Isso porque o chá possui grande quantidade de flavonoides e ácidos fenólicos que são capazes de combater o vírus do herpes, conforme uma pesquisa da Universidade de Michigan.

Nos estudos que foram realizados pela Universidade de Georgetown e Michigan constataram que aplicação tópica do chá de erva cidreira no herpes na região genital ou da boca, diminuiu grandemente a vermelhidão e o inchaço em apenas dois dias.

  1. Tratamento do Mal de Alzheimer

Alguns médicos fizeram pesquisas e chegaram à conclusão de que o chá de cidreira ajuda no combate de alguns sintomas do Mal de Alzheimer.

Foi visto em alguns pacientes uma grande melhora na função cognitiva e também na mobilidade. Houve também relatos de melhoras na memória e diminuição da ansiedade nestas pessoas com mal de Alzheimer.

  1. Para emagrecer

O chá de erva cidreira é muito indicado para quem quer emagrecer, isso porque ele aumenta o metabolismo que faz queimar mais calorias.

Quando tomado junto com capim limão, o chá contribui ainda mais por perder peso visto que se torna diurético, eliminando as toxinas e inchaços no corpo.

Como Fazer o Chá de Erva Cidreira

Ingredientes: 3 colheres de sopa com a folha da erva cidreira (especialmente triturada); 1 xícara de água

Modo de preparo: Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo para ferver. Quando estiver fervendo deixe as folhas em infusão por cerca de 10 minutos. Depois disso, é só coar e beber.

Erva cidreira com canela: As pessoas utilizam o chá de cidreira com canela, isso para dar um sabor mais especial, principalmente para aquelas pessoas que não gostam muito da cidreira mas precisam tomar como tratamento médico.

Precauções & Contraindicações

É sempre bom você conversar com um médico antes de tomar qualquer tipo de chá. No caso do chá de erva cidreira eu indico fortemente que você só tome depois de fazer uma consulta médica.

Saiba que alguns grupos de pessoas não podem tomar esse chá. Essas pessoas são:

  • Aquelas que tomam medicamentos para tireoide ou para o HIV, visto que pode haver interação medicamentosa;
  • Pessoas que sofrem de gastrite;
  • Gestantes;

Gostou das dicas? Deixe sua opinião ou sugestão para temas aqui nos comentários. Compartilhe em suas redes sociais e fique por dentro das novidades.

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (489 votos! Artigo avaliado com 4,82 estrelas / máximo de 5)
Loading...