Chá de Cravo da Índia

beneficios, contraindicações e utilidades do chá de cravo da india

O cravo da índia é bastante utilizado para compor receitas como canjicas, arroz doce, beijinho, entre outros pratos. Com um sabor singular, o cravo agrega mais sabor aos pratos, mas além disso o cravo também pode ser utilizado para fins medicinais, através do seu chá.

O chá de cravo possui ação analgésica,ação antisséptica, propriedades anti-inflamatórias e anestésicas. As substâncias do chá garantem mais qualidade de vida, prevenindo e até mesmo tratando doenças, por isso separei aqui as principais funções do chá de cravo para melhorar sua saúde. Confira já abaixo!

Para que Serve o Chá de Cravo – 6 Benefícios Principais

  1. MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

O consumo do chá de cravo garante a melhora na circulação sanguínea, além de auxiliar a nutrição da pele, melhora do sistema imunológico e purifica o sangue.

  1. AÇÃO EXPECTORANTE

Gripes e resfriados podem causar acúmulo de secreções nos pulmões e dificultar a passagem do ar e consequentemente a respiração. O chá de cravo ajuda no processo de expectoração, eliminando de forma ágil o catarro.

  1. AÇÃO ANALGÉSICA E ANTISSÉPTICA

Esse chá é um excelente remédio para as principais dores como: dor de cabeça, cólicas menstruais, dores musculares, dores de dente, além de combater também inflamações na garganta, aliviar a febre e combater a candidíase oral. Já sua ação antisséptica elimina as marcas de acnes e previne o surgimento de rugas e marcas de expressão.

  1. ELIMINA GORDURAS E EMAGRECE

O chá de cravo possui ação termogênica, o que significa que acelera o metabolismo do organismo e consequentemente facilita a queima de gordura, tornando a bebida uma forte aliada no processo para a perda de peso.

  1. COMBATE O MAU HÁLITO

O chá de cravo pode ser utilizado para combater o mau hálito que pode ser causado por bactérias bucais e problemas estomacais. Além disso, problemas periodontais e cáries podem ser combatidos com o uso do chá, seu poder é tão grande que muitos cremes dentais utilizam o cravo da índia em suas fórmulas.

  1. ALÍVIO DE DORES E CÃIBRAS

Em casos de dores musculares ou cãibras consuma o chá para garantir um alívio rápido do quadro. Experimente desfrutar de uma xícara e em seguida relaxar deitado por alguns minutos. Você vai ficar impressionado com os resultados!

Como Fazer o Chá de Cravo – Receita

Ingredientes: 1 colher de sopa de cravos; 1 litro de água.

Modo de preparo: Em um recipiente, coloque a água e os cravos e leve ao fogo. Quando levantar fervura, desligue, tampe e deixe por mais 10 minutos, deixando amornar. Coe e em seguida consuma. Desfrute! 🙂

Contraindicações e Precauções

Assim como outros chás, o chá de cravo possui algumas restrições, entre elas estão a não utilização pelas seguintes pessoas:

  • Grávidas;
  • Lactantes;
  • Crianças menores de 6 anos;
  • Pessoas com problemas gastrointestinais;
  • Pessoas com problemas neurológicos.

Para as demais pessoas a indicação é consumir a bebida com moderação, sem exageros para evitar problemas à saúde, lembre-se tudo em excesso pode fazer mal! Minha recomendação é que tome no máximo 3 xícaras por dia, tá bom!?

E aí gostou de conhecer todos os benefícios do chá de cravo? Me conta aqui nos comentários, e não esqueça de compartilhar. Fique ligado que logo volto com muitas novidades, até a próxima!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (503 votos! Artigo avaliado com 4,86 estrelas / máximo de 5)
Loading...