Chá de Dente de Leão

maiores beneficios do Chá Dente de Leão para a saude

Quando se fala em dente de leão muitas pessoas já imaginam diversas ervas daninhas com flores amareladas, não é mesmo?! Mas, o que muitos não sabem é que a planta pode ser utilizada para fins medicinais.

O dente de leão é uma planta utilizada desde muito tempo, pelo menos é o que ficou registrado no Oriente Médio nos séculos X e XI. Além disso, a cultura chinesa também fez bastante uso da plantinha.

Mas, você deve estar se perguntando: “Mas afinal, esse chá de dente de leão é bom para quê? Será que faz mal?” Saiba que desde as suas raízes, até suas folhas e flores são benéficas para combater os mais variados males na saúde das pessoas. Alguns exemplos que cito é a possibilidade de nivelar a quantidade de açúcar em seu sangue, além de facilitar o processo de digestão e fortalecer os seus ossos. Confira comigo mais algumas informações sobre esse chá.

Benefícios do Chá de Dente de Leão

  1. Emagrece

Algumas pesquisas que estão em andamento já descobriram os efeitos anti-obesidade que o chá de dente de leão é capaz de proporcionar às pessoas. Isso porque suprime algumas enzimas que metabolizam gorduras. No mais, o chá é capaz de fazer eliminar o inchaço com a perda de água, e assim emagrecer.

  1. Fortalece os ossos

Devido à grande quantidade de minerais como o cálcio, o magnésio, o ferro e o zinco, o dente de leão é útil para fortalecer os ossos e assim prevenir o surgimento da osteoporose. Então se você tem perdido certa capacidade de realizar atividades físicas, justamente pelo enfraquecimento dos ossos e das articulações, seria bom fazer o uso do chá de dente de leão.

  1. Equilibra dos níveis de açúcar no sangue

Para as pessoas que sofrem de diabetes, este chá pode ser milagroso, uma vez que é capaz de equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Dessa forma, a pessoa fica livre dos picos e das quedas que são tão perigosas para o organismo. Ainda não está cientificamente comprovado esta afirmação, mas as pesquisas em andamentos já nos dão estas informações.

  1. Contribui na digestão

O chá de dente de leão possui diversos compostos que agem como diurético e laxante que contribuem no processo de digestão. Dessa forma, acelera o processo digestivo evitando assim problemas como diarreia, constipação, cólicas, inchaços, e até hemorroidas.

  1. Desintoxicar o organismo

Uma de suas grandes capacidades é a desintoxicação do seu organismo, isso porque o chá de dente-de-leão é um poderoso diurético que permitirá seu corpo eliminar toxinas, permitindo assim o melhor funcionamento do seu fígado e rim.

Como complemento, é capaz de criar enzimas desintoxicantes que atuarão diretamente em seu fígado. É por esta razão que você deve fazer uso do chá dente de leão.

Como fazer o Chá Dente de Leão

Ingredientes: 6 folhas de dente de leão; 250 ml de água.

Modo de preparo: Escolha folhas novas e sem partes escuras, e em seguida corte em pedaços. É importante lavar muito bem e depois secar as folhas. Na sequência, você coloca a água para ferver, e quando atingir o ponto de ebulição, acrescente as folhas e deixe em infusão por 10 minutos. Coe, e em seguida beba ainda morno.

Precauções

É muito importante conversar com seu médico sobre a possibilidade de tomar o chá de dente de leão e a dosagem necessária. Entenda que ele é facilmente confundido com outras plantas que são alérgicas. Além disso, sugiro que as seguintes pessoas evitem ou façam uso com cautela do chá:

  • Grávidas;
  • Pessoas alérgicas;
  • Pessoas que estão tomando medicação antiácida.

A explicação é de que poderá haver interação medicamentosa com esta planta e assim gerar efeitos colaterais imprevisíveis.

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (522 votos! Artigo avaliado com 4,83 estrelas / máximo de 5)
Loading...