Chá de Erva Doce

beneficios e contraindicações do chá de erva doce + receita

O chá de erva doce já é um velho conhecido por seu efeito calmante e relaxante, mas muitas pessoas acreditam ser esse o único benefício da bebida, o que é um terrível engano.

A planta tem origem mediterrânea e apresenta múltiplos benefícios ao organismo, por isso resolvi trazer para você algumas informações até então desconhecidas sobre a utilização da bebida.

Ficou curioso? continue a leitura e descubra os principais benefícios do chá, dicas de preparo e contraindicações. Role o mouse…

Chá de Erva Doce para que Serve

  1. Ajuda a emagrecer

Esse é um benefício que poucos conhecem, mas o chá de erva doce pode sim contribuir no processo de perda de peso. Isso porque a bebida possui ação diurética, o que quer dizer que auxilia na eliminação de toxinas e água em excesso, que causam inchaço no corpo, sendo considerado um chá detox.

  1. Alivia cólicas dos bebês

Segundo estudos realizados em 2003 publicados na Alternative Therapies, 65% dos bebês que utilizam o chá de erva doce durante quadros de cólicas, tiveram suas dores sanadas.

Não é a toa que nossas avós já diziam que o chá era o melhor remédio para os pequenos, sábias vovós. Entretanto, para evitar qualquer problema, consulte o pediatra antes de iniciar o tratamento.

  1. É bom para a digestão

O chá vem sendo utilizado para alívio digestivo desde a roma antiga. Em 2012 o renomado jornal International Journal of Food Sciences and Nutrition descreveu que estudos realizados em animais, mostraram uma melhora na capacidade de movimentação gástrica, além de elevação de secreção de ácido gástrico.

Apesar dos testes terem sido aplicados apenas em animais, nossos ancestrais já conhecem bem seus benefícios, e a bebida até hoje vem sendo utilizada para o tratamento de dores intestinais e até mesmo como tratamento complementar de infecções e inflamações no sistema gástrico.

  1. Trata problemas respiratórios

Quadros de bronquite ou tosse crônica podem ser tratados com o auxílio do chá de erva doce, que pode reduzir os sintomas, além de eliminar o muco presente nos pulmões e vias respiratórias.

  1. Alivia o mau halito

Se você sofre com mau hálito, experimente utilizar o chá de erva doce como enxaguante bucal em cada escovação.

A composição do chá ajuda a eliminar bactérias causadoras do mau hálito. Porém, muitas vezes o mau hálito ocorre, por algum problema digestivo, por isso além de utilizá-lo como enxaguante bucal, vale a pena consumir pelo menos uma xícara ao dia, para garantir a saúde do seu sistema digestivo, como já relatei anteriormente.

  1. Reduz os sintomas da menopausa

O chá de erva doce pode ser um ótimo aliado para a redução dos sintomas característicos da menopausa, já que controla os níveis de estrogênio. O consumo diário da bebida, auxilia na redução de muitos incômodos, como por exemplo, o calor constante.

  1. Reduz os incômodos do período menstrual

Graças às propriedades antiespasmódicas, fitoestrogênicas e anti-inflamatórias presentes no chá de erva doce, é possível reduzir os incômodos do período menstrual como: Cólicas, dores de cabeça e até mesmo a TPM.

O chá também acalma os músculos uterinos, auxiliando no controle do fluxo menstrual.

  1. Combate os radicais livres

Já que a bebida possui efeitos antioxidantes, como relatado anteriormente, isso quer dizer que além do efeito detox, o chá também atua no combate aos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce, Alzheimer, derrame e até mesmo o câncer.

Como fazer Chá de Erva Doce

O chá de erva doce pode ser preparado com diferentes combinações. Eu separei duas versões, mas você pode criar outras variações de acordo com seu gosto e paladar.

  • RECEITA TRADICIONAL

Ingredientes: 3 colheres de sopa de sementes secas de erva-doce; 1 litro de água.

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo, ao levantar fervura adicione as sementes de erva doce, desligue, tampe e deixe repousar por 5 minutos. Coe, adoce a gosto e beba.

  • CHÁ DE ERVA DOCE COM LIMÃO (SUCHÁ)

Ingredientes: 1/4 xícara de suco de limão coado; 1 litro de chá de erva-doce gelado; ½ xícara (chá) de açúcar.

Modo de Preparo: Prepare a receita tradicional, leve a geladeira em um jarra e após gelado, misture o suco de limão e ½ xícara de chá de açúcar e sirva com pedras de gelo.

Precauções

Não existem contraindicações ao uso do chá, apenas a indicação do consumo moderado de no máximo 4 xícaras ao dia. Lembre-se, tudo precisa de moderação!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (498 votos! Artigo avaliado com 4,83 estrelas / máximo de 5)
Loading...