Chá de Espinheira Santa

como fazer Chá de Espinheira Santa e quais seus beneficios

Membro da família Celastraceae, a espinheira santa é uma planta de origem Brasileira, mais especificamente no Sul do Brasil. Seu uso medicinal é bem comum para o combate de muitos malefícios, devido às propriedades existentes, como por exemplo: taninos, polifenóis e triterpenos.

Uma das formas de consumo das folhas, é através do chá de espinheira santa. Para que você fique por dentro de todas as informações, benefícios e formas de utilização resolvi escrever esse artigo. Tenho certeza que te ajudará muito.

Para que Serve o Chá de Espinheira Santa

Como dito anteriormente, o chá possui muitos benefícios para a nossa saúde, já que além de agregar bem estar, combate e previne várias doenças, confira algumas delas:

  1. Combate úlceras

Lembra que falei que o chá era rico em taninos? Então, esses possuem grande poder de cicatrização, sendo extremamente adequado para o combate a úlcera, doença causada por lesões no estômago, devido ao excesso de produção de ácido clorídrico.

  1. Combate a gastrite

Assim como no tratamento de úlceras, os taninos do chá de espinheira santa combatem a produção de secreção do ácido clorídrico nas células do estômago, reduzindo assim os sintomas da doença.

  1. Redução dos gases

Com a ação antisséptica o chá de espinheira santa atua na paralisação da fermentação gastrintestinais, além de ser carminativa sendo indicado para os casos de gases.

  1. Ação diurética

A ação diurética da bebida garante a eliminação de bactérias presentes no sistema urinário, evitando possíveis infecções urinárias, além de estimular o trabalho dos rins e garantindo a eliminação de impurezas.

  1. Reduz os riscos de câncer

Estudos recentes mostraram que o chá de espinheira santa possui substâncias que combatem as células cancerígenas e tumores. Tudo isso graças a substância maitansina, um alcaloide que em pesquisas, levou a expressivas regressões de carcinoma de ovário e linfomas.

Já em outro estudo o alcaloide, mateína, presentes no chá apresentou baixa ou nenhuma toxicidade e teve excelentes resultados na redução de tumores epidermoides, ou seja, que se originam de células epiteliais, de até 60% com expressiva melhora na condição de vida dos pacientes.

Apesar de todos os estudos que indicaram a eficácia do chá de espinheira santa nos tratamentos contra o câncer, a utilização dessa planta só deve ser feita após liberação médica.

  1. Combate a asma

As pessoas portadoras de asma que iniciam o tratamento com o chá de espinheira santa, relatam uma grande melhora, já que a bebida reduz bastante os sintomas presentes nas crises de asma.

Como fazer Chá de Espinheira Santa

O preparo do chá de espinheira santa é bem simples, e pode ser feito com diferentes combinações. Separei aqui algumas receitas especialmente para você!

  1. Receita pura tradicional

Ingredientes:

  • 3 colher (de sopa) de folhas secas de espinheira-santa;
  • 500 ml de água.

Modo de Preparo: Leve ao fogo a água e ao levantar fervura, adicione as folhas, desligue o fogo, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Na sequência coe e beba ainda morno. NOTA: Não ultrapassar 3 xícaras ao dia.

  1. Chá de espinheira santa com limão

Ingredientes

  • 1 punhado de espinheira santa;
  • 1 punhado de erva cidreira;
  • 1 punhado de hortelã;
  • 10 folhas de lavanda com as flores;
  • 1 litro de água;
  • 2 rodelas de limão

Modo de Preparo: Leve ao fogo a água e ao levantar fervura, adicione todas as ervas, desligue o fogo, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Na sequência coe e beba ainda morno com rodelas de limão.

Contraindicações

Mulheres gravidas não podem de forma alguma ingerir a bebida, já que essa possui substâncias altamente abortivas. As lactantes também não devem consumi-lo, já que o consumo pode reduzir ou até mesmo interromper a produção de leite materno.

Crianças também não devem consumi-lo, quanto aos demais devem realizar o consumo respeitando o limite diário de 3 xícaras. Logo no início é possível que após consumir a bebida, sinta a boca seca ou até mesmo náuseas, mas logo o organismo se adapta. Caso os sintomas persistam, interrompa o tratamento.

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (479 votos! Artigo avaliado com 4,90 estrelas / máximo de 5)
Loading...