Chá de Guaco

para que serve e como fazer chá de guaco

Você já ouviu falar na planta Guaco? Talvez você conheça por outros nomes, como por exemplo: Erva de Serpentes, Cipó-Catinga, Erva-de-Cobra, Erva-Cobre ou Guaco-do-Cheiro.

Com nome científico Mikania glomerata Spreng, o Guaco é uma planta que tem sua origem da América do Sul e pode ser encontrada aqui no Brasil nas regiões Sul e Sudeste. A planta é muito utilizada para a preparação de seu chá que possui múltiplos benefícios para a nossa saúde.

Você sabe como o chá de guaco pode ajudar no processo de tratamento e prevenção de algumas doenças? Não? Então continue sua leitura e conheça os 5 principais benefícios do consumo continuado desse chazinho. Role a página…

Para que serve o Chá de Guaco

1. Tratamento de bronquite

A bronquite é um mal que atinge pessoas pelo mundo todo, e quando não tratada corretamente pode gerar grandes complicações que podem ser fatais. O chá de guaco é muito utilizado para o seu tratamento, devido às suas substâncias broncodilatadoras que ajudam a relaxar o músculo bronquial, aumentando assim a passagem do ar pelos pulmões.

2. Tratamento de asma

Pessoas portadores de quadros asmáticos, retratam uma grande melhora após o tratamento auxiliar com chá de guaco. A planta possui propriedades expectorantes, antiasmáticas e anti inflamatória, o que explica a melhora nos quadros.

3. Tratamento de inflamações intestinais

Quem está sofrendo com problemas intestinais e até mesmo úlceras pode recorrer ao chá, já que esse não só auxilia no alivio das dores por conter substancias analgésicas, como também é utilizado como tratamento auxiliar para acelerar o processo de cura desses quadros.

4. Tratamento de eczemas

Quando preparado através de decocção o chá de guaco pode ajudar e muito o tratamento de infecções agudas ou crônicas na pele, causando alívio e redução de coceira, inchaço e vermelhidão.

5. Tratamento de cólicas

Tanto as cólicas estomacais como as cólicas menstruais podem ser tratadas com o chá, e em pouco tempo as substâncias eliminaram a dor. Quadros de cólicas acompanhadas de diarreia também podem utilizar o tratamento, que auxiliará a cessar os sintomas.

Como preparar o Chá

Ingredientes: 4 a 6 folhas de guaco / 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo: Coloque a água dentro de uma panela para ferver. Acrescente as folhas de guaco e tampe a panela. Desligue o fogo e deixe que o chá fique morno. Coe e beba o chá em seguida. Caso deseje prepará-lo através de decocção, as folhas devem ser fervidas junto com a água para que possam cozinhar, com o triplo de água (3 xícaras) por 10 min em fogo baixo.

Precauções com o consumo

Tudo na vida possui suas restrições, e mesmo uma planta com tantos benefícios possui as suas. Por isso é de extrema importância que o chá de guaco não seja consumido nos seguintes casos:

  • Pessoas com problemas no fígado;
  • Pessoas com hipertensão;
  • Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes;
  • Mulheres grávidas;
  • Crianças com menos de 1 ano de vida;
  • Pessoas com problemas de coagulação.

E aí, você já conhecia o chá das folhas de guaco? Já utilizou em algum tratamento? Compartilhe sua experiencia na área de comentários abaixo e vê se não esquece de compartilhar, hein! 🙂 Me ajude a tornar este Site a maior referência de Chás na Internet Brasileira, tá bom!? Logo volto com novidades, beijos e até a próxima!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (501 votos! Artigo avaliado com 4,82 estrelas / máximo de 5)
Loading...