Chá de Hibisco

beneficios e contraindicações do chá de hibisco

Dificilmente você nunca tenha ouvido falar do chá de hibisco, esse chá ganhou notoriedade nos últimos anos, devido ao seu alto poder detox, que além de eliminar as impurezas do organismo, possui efeito diurético ajudando a eliminar aquele aspecto de “inchaço” do corpo, devido a água retida.

Famoso por ser aliado nas dietas das celebridades, o chá de hibisco possui qualidades inimagináveis para a saúde do nosso corpo. Pensando em você que chegou até aqui, atrás de informações sobre essa bebida, separei algumas dicas riquíssimas que vão te ajudar a consumi-la de forma correta.

O chá é preparado a partir da flor de hibisco, e pode ser encontrada em qualquer loja de produtos naturais, a forma mais comum é a ressecada. O sabor do chá de hibisco é muito mais agradável do que outros detox, como o chá verde ou chá preto.

6 Maiores Benefícios do Chá de Hibisco

Além de forte aliado no emagrecimento, o chá de hibisco pode colaborar para a prevenção e até tratamento de alguns males, conheça alguns deles:

  1. Redução de colesterol

Por ser rico em antioxidantes o chá de hibisco é uma excelente alternativa para redução do colesterol. Isso porque, os antioxidantes ajudam a reduzir o LDL , garantindo a saúde do coração.

  1. É bom para o fígado

A bebida também é uma ótima opção para garantir a proteção do fígado, isso porque os antioxidantes são excelentes combatentes dos radicais livres, os vilões responsáveis por estimular o surgimento de doenças como o câncer e até mesmo o envelhecimento precoce.

Quem possui alguma doença no órgão, ou tendências para o seu surgimento, pode optar pelo uso do chá de hibisco.

  1. Anti-inflamatório

O chá de hibisco possui em sua composição o ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, estimulante poderoso do sistema imunológico. Isso significa, que o consumo do chá ajuda a fortalecer a saúde do seu corpo.

Com o uso da bebida, é possível prevenir muitas doenças, como inflamações, gripes e resfriados.

  1. Reduz a TPM

Todos os meses os sintomas da TPM assombram mulheres de todo o mundo, irritabilidade, mudanças frequentes de humor, inchaço, cólicas, dores de cabeça, são alguns dos sintomas que visitam-nos a cada novo ciclo menstrual.

Para todos eles, o chá de hibisco é um forte aliado, já que alivia os sintomas da TPM, restaurando o equilíbrio hormonal, principal responsável pelos altos e baixos de humor, característicos dessa época.

  1. Antidepressivo

Com os altos níveis de flavonoides presentes no chá de hibisco, a bebida tem ganhado destaque no tratamento de depressão. Isso por que o chá, ajuda a reduzir sintomas como ansiedade e nervosismo, já que possui ação relaxante, tanto para o corpo, como para a mente.

  1. Controla a pressão arterial

Segundo um estudo publicado em 2008 pela American Heart Association, o chá de hibisco atua de forma poderosa no equilíbrio da pressão arterial em pacientes hipertensos.

Isso significa que o consumo regular do chá de hibisco, pode controlar a pressão arterial, sendo um excelente tratamento auxiliar. Auxiliar, pois você não deve em hipótese alguma abandonar o tratamento orientado pelo médico, o hibisco atuará ao lado da medicação para garantir mais saúde ao seu organismo.

Como Fazer o Chá de Hibisco

Ingredientes: 1 litro de água; 2 colheres de sopa de hibisco.

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e ao levantar fervura adicione o hibisco, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Após o período coe o chá, e coloque-o em uma jarra para consumi-lo ao longo do dia.

Dica: Caso opte por adoçar, escolha açúcar mascavo, stévia, mel ou até mesmo framboesa. Adicionar um copo de suco de maracujá ao chá batendo-os no liquidificador, também dará um sabor único!

Contraindicações e Precauções

Mulheres grávidas não podem consumir o chá, já que esse pode causar o relaxamento dos músculos do útero, causando aborto. Mulheres que querem engravidar, também não devem consumi-lo, já que esse pode contribuir para a infertilidade.

Tenha moderação ao consumir o chá de hibisco, o ideal é não passar de 500 ml ao dia, em dietas. Moderação é tudo!

E aí…gostou das dicas? Já alguma vez tinha tomado chá de hibisco? Partilhe aqui nos comentários a sua experiência. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e fique ligado nas novidades!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (499 votos! Artigo avaliado com 4,84 estrelas / máximo de 5)
Loading...