Chá de Hortelã

chá de hortelã beneficios e utilidades para a saúde

Dona de um sabor singular a hortelã é bastante utilizada na composição de pratos doces e salgados, além de bebidas e drinks pelo mundo todo. Outra utilização da planta é para fins medicinais, graças aos seus múltiplos benefícios.

A folha de hortelã é bastante consumida através de seu chá que é bastante famoso por seu efeito relaxante, mas o que muita gente não sabe é que o chá de hortelã também pode colaborar no tratamento e prevenção de algumas doenças e problemas de saúde, quer saber quais? Continue sua leitura e confira abaixo os maiores benefícios desse chá

1. Melhora a digestão

O consumo do chá pode ajudar o processo digestivo, o que reduz os quadros de desconforto estomacal, sensação de estufamento, azia e até a prevenção de inflamações no sistema digestivo. Isso ocorre graças a presença de antioxidantes e fitonutrientes no chá de hortelã que aliados ao seu sabor único ativa a ação das glândulas salivares e possibilita o relaxamento dos músculos do estômago.

Para obter esse efeito consuma uma xícara de chá logo após as refeições maiores (almoço e jantar).

2. Trata dores de cabeça e náuseas

Quem nunca sofreu com um desses dois incômodos, não é mesmo? Pois saiba que a partir de hoje, quando isso ocorrer uma simples xícara de chá de hortelã resolverá a situação em minutos. O chá é indicado não apenas para dores de cabeça comuns, mas também para o tratamento de enxaquecas e sinusites. Para tratar esta ultima, além da ingestão normal da bebida, deve respirar o vapor do chá pois ajuda bastante.

3. Tratamento de doenças respiratórias

Rinite, asma, alergias, gripes e resfriados, essas são condições que podem comprometer sua qualidade de respiratória, e o chá de hortelã é um combatente de peso, já que leva para longe os incômodos gerados por esses quadros.

Para o tratamento nesses casos, experimente ingerir o chá e inalar o odor das folhas. Para a inalação ferva as folhas, e quando a solução estiver morna coloque em uma bacia (com cuidado para não se queimar) e respire o vapor. Coloque a cabeça na entrada da bacia para facilitar o processo.

4. Combate a acne

Tanto a ingestão como a lavagem do rosto com o chá, contribuem para o combate de cravos e espinhas, devido ao seu efeito antisséptico, anti-inflamatório e antipruriginoso.

5. Previne o Alzheimer

Segundo pesquisas realizadas, o consumo do chá de hortelã melhora o funcionamento cognitivo do nosso organismo, ou seja aumenta a capacidade de concentração e agilidade mental. Se consumido diariamente o chá pode contribuir para a prevenção da doença de Alzheimer já que melhora e estimula a memória.

Como preparar o chá de hortelã?

Ingredientes: 3 colheres de folhas secas, trituradas ou frescas de hortelã; 150ml de água.

Modo de Preparo: Em uma panela adicione a água e após levantar fervura adicione as folhas de hortelã, desligue o fogo e deixe repousar por 10 min. Coe, adoce de acordo com sua preferência e sirva-se!

Contraindicações

O chá de hortelã não é indicado para mulheres grávidas, já que pode causar o relaxamento do útero e causar abortos. Pessoas com refluxo ácido também não devem consumi-los. Os demais devem apenas consumi-lo com moderação respeitando o limite máximo 3 xícaras ao dia – assim não terão qualquer efeito colateral.

Prontinho, por hoje é tudo! Já conhecia o chá da folha de hortelã? Conhecia os benefícios que expus no artigo? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais com seus amigos…e fique ligado, logo volto com novidades, tá bom?! 🙂

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (498 votos! Artigo avaliado com 4,81 estrelas / máximo de 5)
Loading...