Chá de Folha de Louro

maiores beneficios do chá da folha de louro

Existem muitas plantas chamadas de folha de louro. Porém, é preciso atentar para a verdadeira, que é chamada cientificamente de Laurus nobilis. As folhas de louro falsas tem aromas e formatos semelhantes às verdadeiras. Estas últimas são muito utilizadas na culinária e também na medicina em diversas regiões do planeta, em especial na América Latina e na região do mediterrâneo.

Quando o assunto é saúde, o chá de louro possui diversos benefícios que vão desde a possibilidade de emagrecer, ao tratamento do couro cabeludo, além de ajudar nos processos de digestão e agir como anti-inflamatório. Continue a leitura deste artigo para aprender mais sobre como usar o chá de folha de louro a seu favor.

Para que Serve o Chá de Louro – 5 Maiores Benefícios

1. Emagrece

O chá de folha de louro emagrece porque possui uma grande quantidade de ácido linoleico e age fortemente contra o inchaço em diversas partes do corpo. Isso é o que afirmam alguns estudiosos em pesquisas desenvolvidas em várias partes do mundo.

2. Facilita a digestão

As folhas de louro têm um efeito positivo sobre o seu sistema gastrointestinal. Com suas propriedades diuréticas contribui por diminuir a toxicidade do seu corpo, e também estimula o vômito para dispensar alguma substância tóxica ou algo que não fez muito bem ao seu organismo.

O chá também pode ser utilizado como calmante para o estômago e intestino, agindo diretamente na síndrome do intestino irritável.  Outra questão de destaque que facilita o processo de digestão, é que as folhas de louro possuem enzimas próprias que digerem facilmente as proteínas complexas.

3. Bom para o couro cabeludo

Se você pretende melhorar a saúde do seu tecido capilar se livrando de uma vez por todas das temidas caspas, a solução é utilizar a folha de louro e tomar o chá desta erva. Isto porque ela possui substâncias químicas essenciais no combate à caspa e no tratamento dos folículos capilares secos.

4. Anti-inflamatório

A propriedade anti-inflamatória é certamente um dos principais benefícios do chá de louro. A explicação para isso é que as folhas possuem o nutriente chamado de partenolídeo capaz de reduzir as inflamações e infecções diversas, especialmente nas articulações.

Tanto as folhas de louro, quanto o chá são também indicadas para uso na culinária, e se servem extremamente no processo anti-inflamatório.

5. Faz descer a menstruação

Se você possui dificuldades em seu ciclo menstrual, saiba que o chá de folha de louro é muito bom por fazer descer a menstruação. Por esta razão ele é chamado de emenagogo, que é próprio das substâncias capazes de regular o ciclo menstrual. Não sofra mais, habitue-se a tomar o chá de louro.

Como Fazer o Chá de Folha de Louro

Ingredientes: 3 a 5 folhas de louro; 1 litro de água.

Modo de preparo: Adicione as 5 folhas de louro em um litro de água, coloque numa panela e leve para o fogo. Deixe até que se levante fervura. Depois disso, será necessário você tampar a panela e deixá-la por mais 10 minutos. Na sequência, adoce à gosto e servir-se! Nota: Não é interessante beber mais que 4 xícaras de chá por dia – tudo o que é feito em exagero não é bom para a saúde.

Precauções & Contraindicações

É sempre bom lembrar que todas as ervas medicinais, apesar de apresentarem efeitos positivos, possuem também as suas contra indicações. É interessante que antes de fazer o uso diário de uma erva você consulte um médico ou nutricionista. Saiba que no caso da folha de louro, algumas pessoas devem evitá-las, sendo elas:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão em processo de amamentação.

É importante destacar que as folhas de louro podem causar sonolência, e em casos muitíssimos raros, a pessoa pode apresentar alguma alergia.

Sem mais nada a acrescentar, espero que você tenha gostado das dicas sobre o chá de louro. Você já conhecia os seus benefícios? Já tomou? Quais as reações que sentiu no seu organismo? Interaja na área de comentário abaixo, tá bom?! 🙂

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (506 votos! Artigo avaliado com 4,78 estrelas / máximo de 5)
Loading...