Chá de Maçã

beneficios do chá de maça

A maçã é uma fruta altamente consumida nas mais diversas regiões do mundo. É certamente um dos alimentos mais conhecidos e utilizados pelo seu sabor e propriedades medicinais. Apesar de desenvolver melhor em locais mais frios, a tecnologia tem possibilitado o plantio de maçã em várias partes do globo.

Quando o assunto é saúde, a maçã tem benefícios de sobra para as pessoas. De tantos, eu destaco para você a propriedade anti-inflamatória dessa fruta. Além disso, é altamente o consumo do chá de maçã para prevenir o câncer e doenças cardiovasculares. Existem também pesquisas que já comprovam os benefícios desse chá para sua visão. Veja com mais detalhes todos os benefícios e finalidades desse chá…

1. Anti-inflamatório

O chá de maçã dispõe de grandes quantidades de sais minerais e vitaminas, e ainda de compostos orgânicos anti-inflamatórios. Se você sofre de dores devido a artrite, ou até mesmo em outros pares de músculos, esse chá poderá aliviar suas dores rapidamente.

2. Prevenção do câncer

Por possuir diversas substâncias antioxidantes, das quais eu cito a quercetina e a catequina, este chá é um agente preventivo natural do desenvolvimento de câncer. A explicação para isso é que os compostos antioxidantes são essenciais no combate aos radicais livres. Estes por sua vez causam oxidação das células aumentando assim a possibilidade de adquirir câncer.

3. Amigo do coração

O chá de maçã é um verdadeiro amigo do coração o que ajuda na prevenção e no combate de problemas seríssimos cardiovasculares, a exemplo da hipertensão, do ataque cardíaco, do derrame, da aterosclerose e dos níveis altos de colesterol LDL.

O chá também ajuda a reduzir os níveis de stress e protege a sua saúde cardiovascular, diminuindo consideravelmente os riscos de desenvolver enfermidades neste sistema.

4. Protege a visão

São poucos os chás que agem positivamente sobre a sua visão. O chá de maçã é capaz de proteger seus olhos contra a degeneração macular. E serve ainda para fortalecer sua visão caso já esteja chegando na terceira idade.

5. Prisão de ventre

Você sofre com a dolorida prisão de ventre? Saiba que está perdendo tempo e sofrendo à toa, porque muitas pessoas no mundo inteiro já conhecem os benefícios do chá de maçã no combate aos problemas da prisão de ventre.

Por esta razão, muitos já acordam e bebem o chá no sentido de estimular o sistema digestivo e manter-se longe da sofrível constipação.

6. Diabetes

Por conter diversos compostos fenólicos tanto na maçã quanto o chá, esta bebida pode ajudar na regulação dos níveis de açúcar no sangue e no combate dos sintomas do diabetes.

Como fazer o chá de maçã

Existem várias combinações que você poderá fazer. Por exemplo o chá de maçã com canela, com gengibre ou até mesmo com canela e cravo. Assim, precisará dos seguintes itens:

Ingredientes:

  • 3 maçãs descascadas;
  • 6 a 8 xícaras de água;
  • Canela;
  • Cravo;
  • Gengibre;

Modo de preparo: Coloque a água para ferver e depois adicione as maçãs. Deixe fervendo por duas horas seguidas. Na sequência, espere esfriar e adicione 1 a 2 xícaras de água fria.

Para fazer o chá de maçã com canela, ou chá de maçã com canela e cravo, ou chá de maçã com gengibre, basta só que você acrescente esses ingredientes após adicionar as maçãs. Será necessário mexer bem e cobrir.

Precauções

Existem poucas precauções a serem tomadas em relação ao chá de maçã. A principal delas é quanto a reação alérgica. Obviamente que se você possui alergia a maçã, ou a canela, cravo ou gengibre, você deve evitar o chá.

Outro quesito é em relação às grávidas, bem como a qualquer outra pessoa, sugiro fazer o uso moderado do chá de maçã. Afinal, tudo o que é feito em exagero não é bom para a saúde.

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (500 votos! Artigo avaliado com 4,84 estrelas / máximo de 5)
Loading...