Chá de Malva

beneficios do chá de malva

A palavra malva vem do grego, que significa “malaxos”, e ganhou diferentes nomes nos mais diversos lugares. Acredita-se que esta planta seja originária da região do Mediterrâneo oriental e também de parte norte do continente africano. Desses lugares se expandiu o uso para muitos outros países.

O chá de malva possui propriedades terapêuticas que trazem inúmeros benefícios a quem faz uso dele. Por exemplo, é muito indicada para quem sofre de problemas bucais, como as aftas, e outros referentes ao trato gastrointestinal, como o refluxo e até as úlceras. Além disso, possui poder expectorante, sendo assim muito indicado para problemas inflamatórios do sistema respiratório.

Conheça com maior detalhe os grandes benefícios do chá de Malva. Continue lendo…

1. Combate a infecção urinária

O chá de malva é muito indicado para infecção urinária, isso porque possui um alto poder diurético que propicia a limpeza de todo o sistema urinário. Dessa forma, age duplamente ao combater a infecção urinária e ao prevenir esse problema. Além disso, contribui para reduzir grandemente a quantidade de água retida no corpo, diminuindo assim o inchaço.

2. Melhora o sistema respiratório

Para quem sofre com os diversos problemas do sistema respiratório, não tenho dúvida alguma de que o chá de malva é essencial para você. Se o problema é a garganta inflamada, a tosse que não quer parar, o nariz entupido, as gripes e resfriados, e até mesmo problemas mais graves como bronquites e sinusites, a malva combate tudo isso facilmente.

3. Combate aftas

Algumas pessoas sofrem muito com aftas e outros problemas que podem comprometer a garganta e a gengiva. Você pode resolver tudo isso facilmente utilizando o chá de malva, visto que este possui uma ação bactericida capaz aniquilar todas as bactérias que comumente se acumulam em aftas e outras infecções na garganta e na gengiva.

4. Combate problemas do trato gastrointestinal

Se você tem problemas de refluxo, sente muita azia e sofre até mesmo com as temidas úlceras, o chá de malva por possuir propriedade anti-inflamatória é altamente indicado para estas situações. Além disso, atua diretamente no intestino ajudando por eliminar bactérias e substâncias tóxicas, além de servir como laxante.

5. Ajuda a emagrecer

Quando combinada com o chá verde, a malva é excelente nas dietas de emagrecimento. Destaco que esta planta é rica em flavonoides que atua positivamente e de forma direta no intestino, o resultado será uma maior queima de calorias, ou em outras palavras, a queima das gordurinhas localizadas.

6. Bom para pele

Em casos de feridas, arranhões e queimaduras, a malva é fortemente indicada pois é capaz de acalmar a pele.

Como Fazer o Chá de Malva

Ingredientes: 4 a 5 folhas de malva, ou 2 colheres das de sopa de malva ressecada; 250 ml de água.

Modo de preparo: Junte as folhas com a água e leve ao forno até levantar o ponto de fervura. Geralmente é interessante deixar por 10 minutos fervendo. Depois disso, deixe repousar, coe e beba ainda morno. Você pode fazer o uso de até três xícaras de chá de malva por dia.

Precauções

Todas as plantas medicinais exigem precaução em relação ao seu uso. Com a malva não é diferente, embora não se tenha notícias de efeitos colaterais, de contra indicação e também de interação medicamentosa negativa com a malva.

No entanto se atente para a quantidade de consumo. Se você utilizar altas dosagens dessa planta poderá ter diarreia, visto que neste caso possui a propriedade laxativa.

Apesar de não existirem estudos científicos que afirmam a necessidade de que grávidas e lactantes evitem o uso da malva, ainda assim, por precaução, é indicado que se abstenha durante esse período. Alguns relatos populares indicam que a malva faz com que a mulher aborte.

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (471 votos! Artigo avaliado com 4,81 estrelas / máximo de 5)
Loading...