Chá de Manjericão

beneficios do chá de manjericão para a saúde

O manjericão é bastante conhecido por sua utilização no preparo de pratos, e poucas pessoas sabem mais suas folhas também podem ser consumidas através do chá. O chá de manjericão é rico em óleos essenciais, antioxidantes, ativos antiespasmódicos, anti bacterianos e anti-inflamatórios.

Para ter ideia existem mais de 7 mil pessoas que todos os meses procuram mais informações sobre este chá na Internet, deixando obvio que é um motivo de interesse entre os cibernautas. Apesar de não estar entre os chás mais famosos e populares (como o de chá hibisco, canela ou hortelã), o chá de Manjericão também tem muitos benefícios e utilidades para a saúde do ser humano. Abaixo separei os principais! Confira…

1. Tratamento de doenças respiratórias

Devido ao seu alto poder antibacteriano, depurativo e anti-inflamatório o chá de manjericão auxilia na limpeza das vias respiratórias, removendo secreções e toxinas. Possui também efeito expectorante que contribui para eliminação do catarro para aliviar problemas como bronquite e asma. Outro ponto positivo é que ele aumenta a resistência do organismo, reduzindo o número de gripes e resfriados.

2. Proteção aos rins

O chá de manjericão possui ação diurética e substâncias anti-inflamatórias que ajudam a melhorar o funcionamento dos rins e evitar casos de infecções e insuficiências renais. Ao eliminar as toxinas presentes no organismo diminui também os riscos de cálculos renais. Além disso, o consumo diário da bebida aumenta a produção de urina, o que facilita a eliminação de bactérias presentes nas vias urinárias.

3. Reduz o stress

Os agentes presentes no chá de manjericão atuam no relaxamento físico e mental. Com apenas uma xícara ao dia, a bebida auxilia na redução de produção excessiva de cortisol, o famoso hormônio do stress. Além disso, aumentará a liberação de endorfinas.

4. Tratamento de infecções bucais

Doenças como aftas podem incomodar e muito, hábitos comuns do nosso dia a dia, como comer, beber e falar. O chá de manjericão pode ajudar a combater esses problemas, já que limpa profundidade a cavidade bucal e facilita a eliminação dos resíduos de alimentos que ajudam a proliferar as bactérias e causar doenças.

5. Tratamento de dor de cabeça

As dores de cabeça podem ser combatidas facilmente com o consumo do chá de manjericão graças as suas propriedades analgésicas. Além disso seus compostos anti inflamatórios melhoram a oxigenação na área afetada, auxiliando a circulação e causando alívio da dor.

6. Combate o envelhecimento precoce

Por essa você não esperava não é mesmo? O chá de manjericão é rico em substâncias flavonoides, taninos e óleos essenciais, grandes aliados ao combate do envelhecimento precoce.

Como fazer o chá de Manjericão?

Ingredientes : 8 folhas de manjericão; 250 ml de água.

Modo de preparo: Leve a água ao fogo e ao levantar fervura adicione as folhas de manjericão, e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Após o tempo retire do fogo, e beba morno.

Onde comprar: As folhas de manjericão podem ser encontradas em qualquer feira ou supermercado de seu bairro facilmente.

Precauções

Gestante e lactantes devem consultar seu médico antes de consumir a bebida para evitar qualquer tipo de problema. Apesar de não haver nenhuma contraindicação ou efeitos colaterais, é importante ter cautela ao consumir o chá de manjericão, ou seja sem exageros! Minha recomendação é que tome no máximo 3 xícaras por dia, pois, como em tudo na vida, o que é demais faz mal.

E aí você já sabia que o manjericão podia ser consumido em forma de chá? Conhecia seus benefícios? Deixe aqui nos comentários, e não esqueça de compartilhar! Logo volto cheia de novidades, até a próxima!!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (497 votos! Artigo avaliado com 4,82 estrelas / máximo de 5)
Loading...