Chá de Melissa

beneficios e maleficios do chá de melissa

A melissa tem seu nome científico de Melissa offcinalis, e é uma planta medicinal levemente adocicada. Em algumas regiões essa planta recebe nomes diversos, como por exemplo: melissa-romana, bálsamo-doce, bálsamo-de-limão, erva-cidreira, melissa-verdadeira, bálsamo-de-abelha, entre outros.

São muitos os benefícios do chá de melissa, em especial para a saúde das pessoas. Como exemplo, a melissa abaixa a pressão, acalma as pessoas que estão ansiosas, depressivas e estressadas, e ainda é muito bom para emagrecer, para aumentar a sua concentração e também para o trato gastrointestinal, combatendo até gastrite. Conheça com mais detalhes os benefícios do chá de melissa.

1. Abaixa a pressão

O chá de melissa possui propriedades relaxantes e por esta razão deixa você mais calmo, o que por consequência, controla os níveis de sua pressão arterial, ou seja, baixa a pressão. Dessa forma, é ideal para pessoas que sofrem de hipertensão.

2. Acalma a mente

O chá de melissa é comumente utilizado pelas pessoas em situações de stress e de grande preocupação justamente pela sua propriedade que acalma os ânimos. Você também poderá fazer uso do chá para prevenir os momentos de stress.

3. Controla a ansiedade

Se você sofre de transtornos de ansiedade, então é interessante você fazer o uso diário do chá de melissa, isso porque as propriedades calmantes são benéficas nesse sentido. Você também poderá se beneficiar caso possua insônia e outros transtornos do sistema nervoso.

4. Bom para concentração

Se você vem tendo problemas com sua memória, ou mesmo quer aumentá-la para se beneficiar nos estudos, então o chá de melissa é ideal para isso. Não é uma planta com efeitos narcóticos, mas sim, favorece a sua concentração e permite focar melhor nas coisas que precisa.

5. Bom para o trato gastrointestinal

Caso você tenha problemas de gastrite, de gases e de indigestão, o chá de melissa vai te ajudar a combater tudo isso. Graças aos óleos essenciais encontrados na melissa, você se sentirá melhor da gastrite e fará uma boa digestão.

Se sente muito incômodo com os gases, nada melhor que a melissa para te livrar dessa situação complicada.

6. Ajuda a emagrecer

Algumas pessoas utilizam o chá de melissa para emagrecer, isso porque ele tem propriedades ansiolíticas e que auxiliam no processo de digestão.

7. Bom para o fígado

Justamente por possuir uma propriedade antioxidante, esse chá beneficia toda a região hepática do seu organismo.

Como fazer o chá de melissa

Ingredientes: 30 g de folhas ou de flores de melissa; 1 litro de água.

Modo de preparo: Coloque um litro de água em um recipiente e leve ao fogo para ferver. Após a fervura, desligue o fogo e coloque as 30 g de folhas ou flores de melissa e deixe em repouso por cerca de 12 minutos.

Feito isso, você poderá coar e acrescentar algumas gotas de limão exatamente na hora que for tomar. Lembre-se que você deve tomar até três xícaras pequenas de chá de melissa por dia.

Melissa com camomila: Algumas pessoas preferem tomar o chá de melissa com camomila para aumentar ainda mais os seus efeitos relaxante e calmante. Se você sofre de ansiedade e tem muitos momentos de stress ao longo do dia, é bem interessante fazer o uso regular do chá de melissa com camomila.

Contraindicações

Entenda que todas as ervas podem ser benéficas para o seu organismo. Porém, para algumas pessoas ou situações, elas podem causar problemas. Por exemplo, o chá de melissa tomado em excesso causa bradicardia e hipotensão. Além disso, é interessante saber que alguns grupos de pessoas devem evitar este chá. Os grupos são:

  • Grávidas;
  • Lactantes;
  • Crianças menores de 12 anos;
  • Pessoas que sofrem de hipotensão ou hipotireoidismo.

E aí você já conhecia todos esses benefícios do chá de melissa? Deixe uma resposta aqui nos comentários. Compartilhe em suas redes sociais e fique por dentro das novidades.

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (489 votos! Artigo avaliado com 4,79 estrelas / máximo de 5)
Loading...