Chá de Mulungu

beneficios do chá de mulungu para a saude

O mulungu, conhecido cientificamente pelo nome de Erythrina mulungu, é uma planta comumente encontrada no Brasil e no Peru. Os povos nativos desses países utilizam como sedativo e para estimular o sono. Também é possível encontrar em outros países tropicais, e só agora mais recentemente tem sido descoberto na América do Norte.

Como benefícios para saúde, o chá de Mulungu é utilizado para combater a ansiedade, para dormir, para problemas no fígado e cardiovasculares, e até mesmo no processo de emagrecimento.

É possível encontrarmos como parte da composição de alguns suplementos nutricionais, isso porque possui propriedades enriquecedoras. Conheça com mais detalhes o chá de mulungu e os seus benefícios…

1. Combate à ansiedade

Se você é uma pessoa que sofre com a síndrome do pânico ou até mesmo com a temida ansiedade, chá de mulungu possui algumas propriedades calmantes que podem deixar você livre do stress gerenciando assim os seus momentos de crise. Destaco ainda que existem estudos comprobatórios de que o mulungu pode ser usado unicamente sem o auxílio de outros medicamentos no trato dos transtornos de ansiedade.

2. É bom para dormir

O mulungu possui propriedades sedativas e calmantes. É por esta razão que muitos povos que habitam a região da Amazônia utilizam esta planta quando precisam fazer algum tratamento de lesões na pele. É justamente por esta capacidade calmante que esta planta é indicada para pessoas que possuem dificuldades para dormir.

3. Problemas no fígado

As diversas enfermidades que afetam o seu fígado podem ser prevenidas ou até mesmo combatidas com a utilização dessa planta. E até nos casos em que você não sofre com distúrbios hepáticos, ainda assim é essencial que você faça uso do mulungu para fortalecer o seu fígado e dar condições deste órgão trabalhar equilibradamente.

4. Problemas cardiovasculares

Ainda não está cientificamente comprovado o real benefício no combate de problemas cardiovasculares. Porém, já existem pesquisas em andamento que tentam descobrir a relação positiva entre o mulungu e problemas como a hipertensão e a taquicardia.

5. Emagrece

O chá de mulungu possui a capacidade diurética, e dessa forma permite que você emagreça ao liberar os líquidos retidos. Sabe-se que as pessoas que estão acima do peso têm sérios problemas com a retenção de líquidos.

6. Combate à dor

Em 2013 foi feito um estudo e chegou-se à conclusão que o mulungu é capaz de reduzir os impulsos neurais que fazem você experimentar a dor. Dessa forma, você poderá utilizá-lo como alternativa aos tradicionais analgésicos.

Como Fazer Chá de Mulungu

Ingredientes: 1 xícara de chá com cascas picadas de mulungu; 1 litro de água

Modo de preparo: Coloque água para ferver, e após atingir o ponto de fervura, acrescente as cascas de mulungu. Deixe ferver por mais 10 minutos. Após isso, reserve o recipiente tampado e, na sequência, faça a coação e tome. Nota: Nunca tome esse chá por mais de 3 dias.

Onde Comprar

Você poderá comprar o mulungu em farmácias que trabalham com produtos naturais, e ainda em lojas online (como esta aqui). O produto pode vir em pacotes ou em potes.

Precauções

Gosto dsempre destacar a importância de se procurar o auxílio médico antes de iniciar uma dieta à base de ervas. Uma consulta permitirá que o profissional avalie o seu estado e veja se o seu grau de saúde é compatível com aquele tratamento.

Em relação ao público que deve evitar o uso do chá de mulungu, este se restringe a:

  • Mulheres gestantes e lactantes;
  • Idosos;
  • Recém-nascidos;
  • Pessoas que utilizam remédio contra hipertensão.

É bom destacar que o consumo exagerado de mulungu poderá trazer problemas de falta de ânimo, sonolência e pode até mesmo paralisar seus músculos, por isso tenha moderação!

E aí gostou das dicas? Deixe sua opinião aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar, logo volto com mais novidades!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (476 votos! Artigo avaliado com 4,82 estrelas / máximo de 5)
Loading...


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *