Chá de Pata de Vaca

beneficios do chá de Pata de Vaca

Conhecida em muitas regiões como mão de vaca, pata de boi ou ainda unha de boi, é de nacionalidade brasileira, possui um tronco espinhoso e flores grandes e exóticas que são, normalmente brancas, ou mais raramente avermelhadas.

Seu nome científico é Bauhinia Forficata, também pode ser encontrada no Paraguai, Argentina e Uruguai. Entre suas principais funções, está a medicinal, graças aos seus múltiplos benefícios como por exemplo: função diurética e até mesmo emagrecedora. Quer saber mais? Continue lendo…

Chá de Pata de Vaca para que Serve

  1. Trata infecções urinárias

Como o chá de pata de vaca possui ação diuretica, depurativa e analgesica, a bebida é uma excelente combatente das infecções urinárias, além de pedras nos rins e vesículas, doenças no fígado estômago e baço.

  1. Controla a pressão arterial

Muitas pessoas acham que o chá de pata de vaca aumenta a pressão arterial, e é um pensamento totalmente equivocado, já que a bebida controla a pressão arterial, sendo extremamente adequado para os hipertensos.

  1. Chá de pata de vaca emagrece

Apesar de não existirem estudos científicos que comprovem sua eficácia, existem muitos relatos de pessoas que dizem que o chá de pata de vaca foi o responsável por sua perda de peso.

O que pode ser verdade, devido a sua ação hipoglicemiante, o chá de pata-de-vaca torna-se uma boa ajuda para quem está lutando contra o sobrepeso que, tantas vezes é condição que acompanha os desarranjos da glicemia.

  1. Previne o câncer

Os flavonoides presentes no chá de pata de vaca oferecem ação antioxidante benéfica para o corpo. O que significa que a bebida, combate a presença de radicais livres, que geram lesões celulares, ou seja, ajuda a diminuir danos aos órgãos, assim como prevenir o surgimento de tumores cancerosos.

  1. Trata o diabetes

Após estudos em universidades americanas, ficou provado que o chá de pata de vaca possui propriedades que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue, sendo ideal para combater e prevenir a diabetes.

  1. Combate a prisão de ventre

Quem sofre com esse problema, sabe bem que isso pode gerar dores e incômodos, e para muitas pessoas os medicamentos não funcionam. Uma boa tentativa é utilizar o chá de pata de vaca que possui confirmação cientifica sobre sua eficácia.

  1. Efeito analgésico

É interessante saber que entre tantas propriedades notórias, o chá de pata de vaca também tem ação analgésica, o que acaba sendo favorável para quadros de dor em diversos casos, como cabeça e musculares.

 

Como fazer o Chá de Pata de Vaca

Ingredientes: 2 folhas de pata de vaca; 1 xícara de água.

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e ao levantar fervura adicione as folhas de pata de vaca, desligue, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba ainda morno.

Precauções

O consumo do chá dessa planta é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de amamentação, pacientes com crises de hiperglicemia e com doenças crônicas.

É importante que, antes de fazer o consumo deste chá, principalmente se o paciente for diabético, seja feita uma consulta ao médico, pois ela pode atuar aumentando o efeito dos medicamentos para tratamento do diabetes.

Essa planta nunca deve ser usada como substituta do tratamento indicado por seu médico, mas sim como um complemento.

E aí você já conhecia os benefícios do chá de pata de vaca? Deixe aqui nos comentários. Compartilhe em suas redes sociais e fique ligado nas novidades!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (500 votos! Artigo avaliado com 4,84 estrelas / máximo de 5)
Loading...