Chá de Romã

beneficios do cha de romã

De origem Iraniana de mais de 4.000 anos atrás e trazida do Egito no ano de 1600 A.C, a romã possui muitas utilidades e possui um forte significado na cultura egípcia sobre a vida após a morte, além de já ter sido citada em diferentes livros da bíblia e até mesmo em importantes pinturas.

A romã também está ligada a saúde e prosperidade em algumas culturas. É utilizada em rituais de casamentos em várias outras, e no simbolismo chinês, o romã, com sua pele brilhante e sementes saborosas é um símbolo de fertilidade e prosperidade

Além disso, a fruta é utilizada a muitos anos por diferentes culturas para preparação de receitas, bebidas e fins medicinais. E uma das principais formas de consumo, é o chá de romã, que garante múltiplos benefícios.

Tudo, graças às suas propriedades, que possuem: ácido elágico, ácido público, antioxidantes, ácido graxo poli-insaturado e ômega 5, que garantem a regeneração e proliferação celular. Além disso, o chá ainda conta com: vitamina A, C e E, cálcio, fósforo, potássio, ferro, ácido fólico, niacina, tiamina, folatos e riboflavina.

Para que Serve o Chá de Romã

Agora que você já sabe tudo que pode encontrar na bebida, provavelmente está curiosa para saber para que serve o chá de romã, não é? Então, para isso separei aqui algumas doenças que podem ser combatidas com essa bebida tão antiga, confira!

  1. Aliviar a dor de garganta

Isso é bem conhecido, o chá de romã é utilizado para o tratamento de dores e inflamações de garganta a muitos anos. Suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias combatem os micro-organismos causadores da inflamação.

  1. Previne câncer de pele

O chá de romã possui em sua composição, ativos protetores solares que protegem a pele contra os danos dos radicais livres, e da radiação UVB, a principal causa de doenças de pele.

  1. Reforça o sistema imunológico

Como citei aqui anteriormente, o chá de romã é rico em antioxidantes, entre eles: antocianina, ácido elágico e taninos. Todos esses agem na estimulação das defesas do seu sistema imunológico, prevenindo o surgimento de várias doenças.

  1. Previne as doenças cardiovasculares

Bebendo apenas uma xícara de chá de romã ao dia, garante o aumento do fluxo sanguíneo de seu corpo, o que garante a redução da carga de trabalho de seu coração. A bebida ainda dilui o sangue e remove as placas das artérias, o que minimiza os riscos de doenças cardíacas.

  1. Previne o câncer de próstata

O chá de romã garante a prevenção de vários tipos de câncer já que suas substâncias inibem o crescimento das células cancerígenas e os riscos de metástase, mas a bebida tem um efeito especial na prevenção do câncer de próstata.

Nos homens o chá reduz o antigénio e estabiliza o crescimento de PSA.

  1. Tratamento de anemia

Por possuir altos níveis de ferro, o chá de romã ajuda no processo de elevação dos níveis de hemoglobinas do nosso corpo, combatendo assim os quadros de anemias. O consumo diário da bebida, previne o surgimento da doença, além de impedir a formação de coágulos sanguíneos.

Como Fazer Chá de Romã

Ingredientes: 1 litro de água; 4 romãs maduras; 1 colher de sopa mel para adoçar.

Modo de Preparo: Leve ao fogo uma panela com a água e as romãs, após levantar fervura, deixe ferver por mais 5 minutos. Após esse período, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por mais 5 minutos. Coe, adoce com mel e sirva-se!

Precauções

Assim como outros chás, esse possui restrição quanto ao seu consumo para as seguintes pessoas:

  • Alérgicos à fruta;
  • Pessoas com pressão baixa;

Os demais podem realizar seu consumo, de forma normal. Mas como sempre eu recomendo que busquem orientações médicas.

Gostou do artigo? Já conhecia o chá de romã? Não esqueça de compartilhar, quer saber mais novidades sobre outros chás? Fique ligado que logo volto

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (503 votos! Artigo avaliado com 4,88 estrelas / máximo de 5)
Loading...