Chá de Salsinha

chá de salsa é bom para quê - beneficios para a saúde

Conhecida cientificamente como Petroselinum crispum, a salsinha é facilmente encontrada em diversas regiões do mundo. Ela pode ser vista em pelo menos três espécies: a encaracolada, a chata e a italianinha.

Com essas informações, você certamente deve estar se perguntando: Serve para quê o chá de salsinha? A sua aplicação pode ser na culinária e também como uso medicinal para o combate de problemas do trato respiratório, e até mesmo para prevenir o câncer. Conheça os benefícios do chá de salsinha!

1. Melhora o trato respiratório

O chá de salsinha é muito recomendado para as pessoas que tem problema de asma ou qualquer outra doença do trato respiratório. Isso porque possui betacaroteno e outros compostos que combatem a infecção, liberando assim o muco.

2. Impede o surgimento de tumores

No chá de salsinha é encontrado um composto orgânico volátil chamado de miristicina, e é justamente por sua volatilidade que ele é facilmente liberado enquanto se está preparando o chá. Trata-se de um antioxidante fortemente indicado para a prevenção da formação de tumores diversos, especial aqueles que se formam nos pulmões. O bom disso é que estes órgãos também ficarão prevenidos quanto ao câncer.

3. Reduz o risco de câncer

Além das propriedades que impedem o surgimento de tumores, o chá também possui diversos flavonoides e muitas substâncias que são quimioprotetores, e que em conjunto, impedem os carcinógenos entrar em ação.

O que acontece é que essas substâncias não permitem que alguns tecidos sejam danificados e assim não haverá a morte celular, diminuindo consideravelmente o risco de câncer.

4. Bom para imunidade

No chá de salsinha existe uma considerável quantidade de vitamina C e vitamina A, que aumentam a sua imunidade. No caso específico, a vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos e é um antioxidante combatente dos radicais livres que causam o câncer, e ainda previne as doenças como diabetes e outras cardiovasculares.

5. Saúde da visão

Por possuir grandes quantidades de vitamina A, então o chá de salsinha é excelente para a saúde de sua visão. Isso porque esta vitamina que é derivada do betacaroteno, impede o estresse oxidativo dos seus olhos. O resultado é que prevenirá a degeneração e o desenvolvimento de catarata.

6. Desintoxicante

O chá de salsinha é um desintoxicante natural, isso porque é diurético estimulando assim a micção e a limpeza dos rins e da bexiga. Sabe-se que as substâncias diuréticas contribuem na eliminação de toxinas, de sais, gorduras e água em excesso, o que reduz a pressão e trabalho dos rins.

Já existem alguns estudos para descobrir a serventia desse chá no tratamento e prevenção das doenças e enfermidades da bexiga, e até mesmo de pedra nos rins.

7. É bom para emagrecer

Se você busca uma forma saudável de emagrecer, o chá de salsa é indicado justamente pela sua propriedade diurética. Quando isso acontece, elimina com facilidade a água em excesso e assim diminui o volume do seu corpo.

Como fazer o chá de salsinha

Ingredientes: 1 xícara com folha de salsinha (sem as hastes); 1 xícara de água

Modo de preparo: Ferva a água, e depois disso coloque as folhas em infusão. Deixe assim por cerca de 4 minutos. Se você não é acostumada a tomar este chá, então comece tomando pequenas doses com sabor mais fraco.

Precauções e contraindicações

Geralmente a salsinha é muito bem aceita pelo organismo. Porém, interessante destacar que se tomada em excesso, por exemplo, uma xícara todos os dias, poderá trazer problemas para sua saúde. Os relatos é de que algumas pessoas sofrem de problema nos rins e no fígado, além de ter desenvolvido anemia.

As seguintes pessoas devem evitar o uso de chá de salsinha:

  • Pessoas com diabetes
  • Com doença renal
  • Com pressão alta com retenção de água

E aí…você conhecia todos esses benefícios deste chá? Deixe uma resposta abaixo nos comentários. Ah…e compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas possam ter acesso a este conteúdo.

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (499 votos! Artigo avaliado com 4,83 estrelas / máximo de 5)
Loading...