Chá de Unha de Gato

beneficios do chá de unha de gato para a saude

Fique tranquila, não estou falando de um chá cheio de unhas de gatos!😅 Brincadeiras à parte, você já ouviu falar nessa planta? A unha de gato é uma planta parente da trepadeira e, é nativa da Amazônia, podendo também ser cultivada em outros locais de clima tropical como a América Central e outras partes da América do Sul (como Venezuela, Peru, Equador e Bolívia).

O chá de unha de gato não é nenhuma novidade quando o assunto é tratamento e prevenção de doenças. Entre seus principais benefícios estão a aceleração na cicatrização de feridas, além de propriedades antivirais e anti-inflamatórias. Continue lendo e descubra mais informações, dicas e indicações desse poderoso chá.

5 Maiores Benefícios do Chá de Unha de Gato

  1. MELHORA A DIGESTÃO

Na cultura Peruana é bem comum o uso do chá para o tratamento de problemas digestivos, desde os mais simples até graves infecções. Para você ter ideia a bebida é utilizada até mesmo para aliviar os sintomas e inflamações relacionadas à doença de Crohn.

A planta é tão utilizada no Peru que em um congresso internacional realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), foi considerada a planta medicinal mais importante do país.

  1. AUMENTA A IMUNIDADE

Graças aos alcaloides oxindoles presentes na planta o sistema imunológico é estimulado. Prova disso, é um estudo realizado em 2001 em Nova York, onde pacientes de uma clínica que receberam uma vacina contra Pneumonia, utilizaram um suplemento de unha de gato dias antes da vacina, o resultado? Todos os homens apresentaram um aumento significativo em suas imunidades.

  1. COMBATE A HERPES

Tanto o chá de unha de gato como as cápsulas, possuem em suas propriedades ativas combatentes da herpes. Existem vários relatos na Internet de pessoas que obtiveram bons resultados, pesquise no Youtube e surpreenda-se!

  1. COMBATE OS SINTOMAS DA ARTRITE

Estudo realizado e publicados no conceituado Journal of Rheymatology, mostrou que o tratamento de 24 dias com o chá de unha de gato resultou na redução de dores nas articulações de pacientes portadores de artrite e artrite reumatoide ativa.

  1. REPARA O DNA

Como percebeu até agora todos os benefícios do chá são comprovados por estudos científicos, por isso, essa planta é extremamente importante para a medicina. Prova disso foi outro estudo realizado em 2001 mostrou que o consumo do chá de unha-de-gato durante 8 semanas por pessoas adultas que já tinham sido submetidas a quimioterapia resultou na diminuição da danificação e o crescimento na reparação do DNA.

Isso mesmo que você ouviu! E se não fosse suficiente em 2006 outro estudo concluiu que a unha-de-gato pode proteger as células da pele humana da morte em decorrência da radiação ultravioleta.

Como fazer o chá corretamente

Ingredientes: 1 colher de sopa de folhas trituradas de unha de gato; 1 litro de água.

Modo de preparo: Junte as folhas e a água em uma panela e leve ao fogo, após levantar fervura deixe por mais 4 minutos. Retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos. Na sequência coe e sirva-se. Nota: Não tomar mais do que 3 xícaras do chá por dia

Precauções & Contraindicações

Sempre ressalto aqui que não importa qual seja a erva medicinal, todas elas possuem suas contra indicações, e por isso é importante sempre estar atento a elas. A unha de gato não deve ser consumida pelo seguinte grupo:

  • Gestantes e lactentes;
  • Pessoas com doenças autoimunes, esclerose múltipla e tuberculose;
  • Pacientes transplantados que utilizam imunossupressores;
  • Portadores de leucemia;
  • Portadores de distúrbios no sangue;

Além desses grupos de pessoas,  é importante frisar também que o tratamento com unha de gato deve ser realizado em um curto período, já que o excesso pode causar hipotensão, falência renal aguda, diarreia, náusea moderada, alterar a consistência dos intestinos, dor de cabeça e tontura. As pessoas que possuem alergia as plantas da família Rubiaceae devem evitar o consumo da unha de gato, já que estão propensas a alergia a planta.

Realmente essa é uma planta fantástica, não é mesmo? Você já conhecia? Deixe aqui nos comentários, e não esqueça de compartilhar. Logo volto com novidades, tá bom!? 🙂  Até a próxima!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (500 votos! Artigo avaliado com 4,84 estrelas / máximo de 5)
Loading...