Chá Preto

beneficios e contraindicações do chá preto para a saúde

Juntamente com a água, o chá preto é uma das bebidas mais utilizadas no mundo todo. Seu nome científico é Camellia sinensis. Ele comumente é utilizado como café da manhã em algumas regiões do mundo. É muito forte em seu sabor e tem cafeína, só que em quantidade menor que o café.

Os benefícios do chá preto são vários. Ele geralmente serve para aumentar a saúde do seu coração, diminuir o colesterol ruim, controlar a hipertensão, ele emagrece e ainda controla o trato gastrointestinal. Algumas pesquisas ainda afirmam que reduz a possibilidade de desenvolver câncer e de ter derrame cerebral. Conheça mais sobre os benefícios do chá preto.

Para que Serve o Chá Preto

  1. Aumenta a saúde do coração

O chá preto aumenta a saúde do coração graças à grande quantidade de antioxidantes que possui, a exemplo dos flavonoides. Se você passar a tomar regularmente o chá preto então evitará muitos fatores de riscos das doenças cardiovasculares, como o colesterol alto, hipertensão e muitas doenças cardíacas.

  1. Diminui o colesterol ruim

Você já sabe que o colesterol ruim é o chamado LDL, ele transporta o colesterol para todas as células do seu corpo. E então ele se deposita nas artérias fazendo com que você tenha problemas de saúde como insuficiência cardíaca e até doenças cerebrais.

Um estudo realizado chegou à conclusão de que 4 xícaras de chá preto por dia diminuiu em 11% o colesterol LDL em pessoas que tinham problemas de colesterol alto.

  1. Melhora a saúde intestinal

O chá preto possui polifenóis que ajudam a manter o seu intestino saudável. Isso significa que as bactérias boas irão se desenvolver normalmente, e inibiram o surgimento de bactérias ruins.

A questão é que o chá preto tem propriedades antimicrobianas que aumenta sua imunidade, elimina substâncias tóxicas e reveste o seu trato intestinal.

  1. Ajuda no controle da hipertensão

Um estudo foi realizado com um grupo de pessoas que sofriam de hipertensão. A conclusão foi que ao tomar 3 xícaras de chá preto por dia durante 6 meses, essas pessoas tiveram uma diminuição muito grande da pressão arterial sistólica e diastólica.

É interessante destacar que ainda cabe mais estudos nesse sentido, mas por enquanto, os que já existem falam muito bem do chá preto para o controle da hipertensão.

  1. Emagrece

O chá preto é diurético e também te deixa com uma sensação de saciamento mais prolongado. Dessa forma, você elimina os líquidos retidos e também substâncias tóxicas do seu organismo, e ainda se mantém por mais tempo sem se alimentar. É, assim, bom para quem quer emagrecer.

  1. Reduz o risco de câncer

Por possuir muitos polifenóis, o chá preto é excelente para prevenir as suas células do desenvolvimento de câncer. Um estudo realizado analisou os efeitos em relação ao câncer de mama. O resultado foi que o chá ajudou no combate dos tumores nas mamas.

Como Fazer o Chá Preto

Ingredientes: 2 ou 3 g de folhas de chá preto; 1 litro de água.

Modo de preparo: Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo para ferver. Adicione as folhas de chá preto e deixe por no máximo 5 minutos. Depois, é só coar e beber.

Se você tiver comprado o saquinho de chá, então ferva a água e deixe este saquê em infusão por cerca de 1 a 2 minutos.

Contraindicações e Precauções

Você pode estar se questionando se o chá preto faz mal para algumas pessoas, se tem cafeína, ou se possui mais benefícios do que malefícios.

O chá preto possui muitos benefícios, mas o maior malefício vem da cafeína, principalmente quando tomado em excesso. Assim, alguns sintomas que irá sentir será a ansiedade, a insônia, nervosismo, dor no estômago, diarreia, entre outros.

Gostou das dicas? Então compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas se possam beneficiar. Fique de olho que logo volto com mais novidades!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (493 votos! Artigo avaliado com 4,78 estrelas / máximo de 5)
Loading...