Chás para Colesterol

melhores chás para colesterol e triglicerídeos

Cada vez mais os chás têm sido empregados nos tratamentos de diversas doença. Muitos deles são recomendados pelos próprios médicos, visto que muitos estudos ao longo dos anos comprovaram sua eficácia.

Diante disso, muitas pessoas tem realizado o controle do colesterol com o uso de chás específicos. Os chás para colesterol quando consumidos diariamente não apenas ajudam a controlar os níveis de colesterol presente no sangue, como ajudam a prevenir o surgimento de doenças.

O uso dos chás para colesterol como tratamento auxiliar tem sido comum ao redor do mundo, por isso separei as bebidas mais comuns para o tratamento, confira!

1. Chá de Alcachofra para Baixar Colesterol

Os benefícios do chá de alcachofra não se limitam apenas à redução de colesterol no sangue, já que a bebida ajuda a controlar a pressão arterial e prevenir o surgimento de arteriosclerose.

O ideal é realizar o consumo do chá durante 15 dias e fazer intervalos de mais 15 dias e assim por diante. O limite diário também deve ser respeitado, não ultrapassando 3 xícaras. Beba de preferência antes das refeições principais.

Atenção: O chá não deve ser consumido por gestantes e lactantes.

  • Ingredientes para fazer o chá: 1 litro de água; 2 colheres (sopa) de folhas de alcachofra.
  • Modo de Preparo: Em uma panela leve ao fogo a água e ao levantar fervura adicione as folhas de alcachofra e desligue imediatamente. Em seguida tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba a seguir.

2. Chá de Dente de Leão para Colesterol

O controle do colesterol é um dos principais benefícios desse chá, que previne o acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos. É importante que o consumo do chá de dente de leão seja feito de forma adequada, com no máximo 3 xícaras ao dia. Pessoas com hipertensão descontrolado, hiato e hérnia não devem consumir o chá.

  • Ingredientes: 500 ml de água; 2 colheres (sopa) de dente de leão.
  • Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e espere iniciar o processo de fervura e adicione as folhas de dente de leão. Em seguida desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Na sequência coe e beba.

3. Chá de Cúrcuma para Colesterol Alto

Com alto poder antioxidante o chá de cúrcuma é ideal para quem possui problemas com os índices de colesterol no sangue, pois ajuda a controlá-los de forma eficaz.

O consumo do chá deve ser realizado entre a refeições, com o limite diário de 3 xícaras.

Pessoas com pedra na vesícula, grávidas, lactantes e pacientes que estão realizando tratamento com medicações anticoagulantes devem consultar o especialista antes de iniciar o consumo do chá.

  • Ingredientes: 500 ml de água; 2 colheres (café) de cúrcuma em pó.
  • Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e ao levantar fervura desligue o fogo, adicione a cúrcuma, tampe a panela e deixe repousar por 10 minutos. Beba ainda morno.

4. Chá Mate para Colesterol

O chá mate é conhecido por seu efeito antioxidante, além disso possui ativos que facilitam a absorção da gordura presente nos alimentos, além de impedir a absorção do colesterol pelo intestino.

O chá mate possui altos índices de substâncias termogênicas, responsáveis pela aceleração do metabolismo do nosso corpo, por isso pessoas que sofrem de ansiedade, insônia, nervosismo ou hipertensão não devem consumi-lo. Os demais podem consumir até 1 litro de chá ao dia.

  • Ingredientes: 500 ml de água; 3 colheres (chá) de erva mate.
  • Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e desligue após levantar fervura e adicione a erva mate. Tampe e deixe descansar por 10 minutos, na sequência coe e beba morno ou frio.

Dica Extra

É importante salientar que o consumo dos chás para colesterol pode auxiliar grandemente na redução dos índices na corrente sanguínea, porém é necessário realizar mudanças em sua rotina para maiores resultados.

Uma dieta equilibrada por exemplo, se faz necessária para o equilíbrio e redução do colesterol. Consuma alimentos que agreguem bons nutrientes ao seu corpo, como frutas, legumes, verduras e proteínas magras.

Evite o consumo de alimentos gordurosos e excesso de carboidratos. Realize ao menos uma atividade física diária, e perceba em pouco tempo mudanças em seus exames e na qualidade de sua vida. Cuide-se!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (333 votos! Artigo avaliado com 4,79 estrelas / máximo de 5)
Loading...