Chás para Diabetes

melhores chás caseiros para diabetes

A diabetes é uma doença que atinge mais de 13 milhões de pessoas somente no Brasil. A diabetes é uma doença que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, crianças, adultos idosos, qualquer pessoa que tenha tendência genética ou consuma de forma exagerada açúcar diariamente pode desenvolver o mal.

Os diabéticos precisam seguir a risca uma dieta equilibrada livre de açúcar, além disso precisam equilibrar os níveis presentes no sangue através de medicação adequada que deve ser administrada regularmente sem falhas.

Mas existem alguns tratamentos complementares que podem ajudar a reduzir os sintomas e incômodos da doença, já que esses colaboram para o controle dos níveis de açúcar no sangue, além de outras doenças.

Estou falando dos chás para diabetes, uma combinação de ervas medicinais excepcionais para o tratamento da doença, muitas delas utilizadas na composição de muitos medicamentos. Por isso, resolvi listar os chás para diabetes mais conhecidos e utilizados a milhares de anos. Confira!

1. Chá Verde para Baixar Diabetes

O chá verde é bastante conhecido por sua utilização em dietas, devido ao seu poder “detox”, o que poucas pessoas sabem é que a bebida é considerado um dos melhores chás para diabetes do mundo, segundo estudos realizados ao redor do mundo nos últimos anos.

Isso por que segundo as pesquisas realizadas em universidades americanas, o chá verde retarda a conversão de carboidratos originados dos alimentos ricos em amido em glicose, como por exemplo: batatas, pães, biscoitos, entre outros.

Ainda no estudo, os especialistas notaram que o chá verde foi responsável por reduzir 87% da amilase, enzima responsável pela “transformação” dos carboidratos em açúcares direcionados na corrente sanguínea.

E não é apenas isso, em uma pesquisa publicada na revista Nutrition & Food Research, foi identificado que ratos submetidos a uma dieta rica em amido de milho e que consumiram o chá verde, apresentaram níveis de glicose mais baixos dos que não consumiram a bebida.

Veja agora como fazer o chá verde. Confira a receita abaixo!

  • Ingredientes: 1 colher de sobremesa de folhas de chá verde; 1 xícara de chá de água.
  • Modo de Preparo: Em uma panela leve a água ao fogo e ao levantar fervura adicione as folhas de chá verde e desligue. Deixe repousar por 3 minutos, coe e beba morno ou frio.

2. Chá de Camomila para Diminuir Diabetes

A camomila é conhecida por suas propriedades calmantes, tanto do sistema nervoso como o digestivo. Seu uso também pode ser empregado para o controle de diabetes, entrando para a lista dos chás para diabetes altamente eficazes.

Isso por que em 2008, um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry relatou que o uso do chá de camomila pode não só reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea, como pode elevar o estoque de açúcar em forma de glicogênio no fígado.

Ainda no mesmo ano, o Journal of Natural Medicines divulgou uma pesquisa em que mostrava que a camomila possui garante a proteção das células pancreáticas do estresse oxidativo, que tem como origem a hiperglicemia.

  • Modo de Preparo: Com a água em ponto de fervura adicione a camomila, desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por 5 minutos. Em seguida coe e beba.

3. Chá de Pata-de-vaca para Diabetes

Não é de hoje que as folhas de pata-de-vaca são utilizadas para controle da glicemia no nosso país. Há muitos anos os especialistas brasileiros estudam a planta, que ganhou o apelido carinhoso de “insulina vegetal” no século XX, quando foi comprovada sua eficácia em laboratório.

Em estudo realizado em 2002 pela UNESP, ratos diabéticos foram submetidos ao uso da erva medicinal, como consequência, apresentaram redução significativa de glicose em seu sangue e urina.

  • Ingredientes: 1 xícara de chá de água; 2 folhas de pata-de-vaca.
  • Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e após levantar fervura adicione as folhas de pata-de-vaca, desligue, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Na sequência coe, e beba morno.

Outras Indicações

É importante frisar que o uso dos chás para diabetes não suspende o uso das medicações receitadas pelo especialista. Os chás são tratamentos complementares que podem ajudar bastante na questão, mas antes de tomar, é importante falar com o seu médico para saber se ele aprova a ideia.

Vale lembrar também sobre a importância da moderação, por isso, não ultrapasse o limite diário de 4 xícaras de chá.

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (350 votos! Artigo avaliado com 4,80 estrelas / máximo de 5)
Loading...