Chás para Cólica

chás para cólicas menstruais, intestinais e outras dores

Só quem é mulher sabe o sofrimento que é passar pelas terríveis cólicas a cada mês. Além de ser uma dor terrível, causa irritabilidade, inchaço e muito desconforto durante os períodos menstruais.

Existem mulheres privilegiadas que não sofrem com o quadro, ou passam por cólicas mais brandas, enquanto outros chegam a ficar impossibilitadas de realizar qualquer atividade durante esta fase.

As cólicas menstruais podem ser tratadas com medicações facilmente encontradas nas farmácias, mas existem soluções naturais que podem ser tão poderosas quantos esses medicamentos.

É claro que estou falando dos chás para cólicas, essas maravilhas que tratam desse problema desde muitos anos de nossa existência. Separei os principais chás para cólica que possuem comprovação científica quanto a sua eficácia, para que você possa prepará-los aí na sua casa. Confira abaixo!

1. Chá de Orégano para Cólicas

O orégano possui ação diurética e sudorípara, ou seja contribui para a eliminação de toxinas presentes em nosso organismo, auxiliando na redução das dores de cabeça e cólicas menstruais. O consumo do chá de orégano pode ser feito todos os dias, respeitando o limite de 1 xícara diária.

  • Ingredientes: 2 colheres (chá) de orégano; 1 xícara de água.
  • Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e ao levantar fervura adicione o orégano, desligue-o, tampe-o e deixe repousar por 5 minutos. Em seguida coe, e beba ainda morno sem adoçar.

2. Chá de Calêndula para Cólica Menstrual

A flor de calêndula possui um alto teor de flavonoides, glicosídeos e óleos essenciais, que a tornam um poderoso medicamento contra inflamações no organismo. Além disso, tem poder cicatrizante, antisséptico, analgésico, desinfectante, adstringente, desintoxicante e hemostático.

Com isso, o chá de calêndula é um dos melhores chás para cólica conhecidos até hoje, pois garante um alívio rápido e seguro em todos os períodos menstruais.

Eu particularmente consumo o chá de calêndula pelo menos 10 dias antes da menstruação. Uma xícara ao dia durante esse período evitará o surgimento de dores de cabeça e cólicas. Experimente!

  • Ingredientes: 1 xícara de água; 1 colher (sobremesa) de calêndula.
  • Modo de Preparo: Com a água em ponto de fervura adicione a calêndula e desligue o fogo. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos, em seguida coe e beba ainda morno.

3. Chá de Folha de Laranjeira para Dores e Irritabilidade

Além de combater as dores características do período menstrual, o chá de flor de laranjeira ainda ajuda a reduzir os sintomas de irritabilidade e mudanças de humor, causados pela famosa TPM (Tensão Pré-Menstrual).

As folhas de laranjeira possuem o efeito analgésico para o controle da dor, como também possuem efeito calmante ideal para momentos de estresse ou até mesmo insônia. Para controle de dores e irritabilidade do período menstrual beba o chá três dias antes da menstruação, pelo menos 1 xícara ao dia durante o período.

Para alívio de estresse e/ou controle do sono, beba o chá de folha de laranjeira quando preferir, respeitando o limite de 3 xícaras ao dia.

  • Ingredientes: 1 xícara de água; 2 colheres (chá de folha de laranjeira.
  • Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e após levantar fervura adicione as folhas de laranjeira e desligue o fogo imediatamente. Mexa a mistura, tampe e deixe repousar por 10 minutos, em seguida coe e beba ainda morno.

4. Chá de Camomila para Cólicas e outras Dores

O chá de camomila é um dos chás para cólicas mais famosos, devido ao seu poder relaxante que alivia as contrações musculares do útero causadores da cólica. Além de aliviar as cólicas, alivia também dores de cabeça e o estresse. O chá pode ser consumido todos os dias, respeitando o limite de 3 xícaras diárias.

  • Ingredientes: 1 xícara de água; 1 colher (sobremesa) de camomila.
  • Modo de Preparo: Com a água em ponto de fervura adicione a camomila e desligue imediatamente, em seguida tampe e deixe descansar por 10 minutos. Na sequência coe e beba ainda morno.

Dicas Importantes!

Os chás para cólicas retratados no artigo possuem comprovação de sua eficácia a partir de vários estudos realizados ao redor do mundo, por isso, ao utilizá-los de acordo com a indicação terá alívio rápido e seguro da dor. É importante respeitar os limites diários para evitar efeitos colaterais. Lembre-se, moderação sempre!

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (466 votos! Artigo avaliado com 4,77 estrelas / máximo de 5)
Loading...