Chás para Dor de Garganta

chás poderosos para curar a garganta inflamada

Os chás para garganta são uma ótima opção para quem está sofrendo com ardência, dor e inflamação, pois essas bebidas são preparadas com plantas medicinais altamente benéficas para o tratamento desses quadros.

Grande parte dos chás para dor de garganta possuem ação anti-inflamatória e analgésica, aliviando os sintomas de forma rápida e segura. Existem chás específicos para o tratamento, por isso separei os mais poderosos nesta listinha especialmente para você!

1. Chá de Gengibre para dor de Garganta

O gengibre possui ação anti-inflamatória e bactericida sendo um ótimo tratamento para casos mais graves de inflamação na garganta. De todos os chás para dor de garganta, o chá de gengibre é um dos mais eficazes.

Não é para menos que é utilizado em diversos medicamentos encontrados na farmácia.

Ingredientes:

  • Gengibre (aproximadamente 1 cm);
  • 1 xícara de água.

Modo de Preparo: Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe ferver por dois minutos, e em seguida desligue o fogo, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Na sequência coe e beba. O consumo do chá gengibre pode ser realizado de 1 á 3 vezes ao dia.

2. Chá de Hortelã e Mel

A hortelã é um medicamento famoso nos tratamentos para a garganta. Vários medicamentos são fabricados com base na planta. O chá de hortelã unido ao mel, limpa e purifica a garganta que sofre com dores e ardências.

Ingredientes:

  • 1 talo de hortelã;
  • 300 ml de água;
  • 1 colher (sopa) de mel.

Modo de Preparo: Leve ao fogo a água e a hortelã, deixe ferver por 3 minutos. Em seguida coe, adoce com o mel e beba morno.

3. Chá de Tanchagem

Não muito conhecida, mais muito poderosa a Tanchagem é uma erva medicinal com alta eficácia contra inflamações e dores no geral. Sua presença na lista de chás para dor de garganta se dá pela agilidade no alívio dos sintomas.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de tanchagem;
  • 1 litros de água;
  • 10 gotas de própolis.

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e ao iniciar a fervura adicione as folhas de tanchagem, em seguida desligue o fogo, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Após o período, coe e adicione o própolis.

Esse chá deve ser utilizado em forma de gargarejo e utilizado de 3 á 5 vezes ao dia.

4. Chá de Eucalipto para Curar Garganta Inflamada

O eucalipto é outra planta bastante utilizada na fabricação de medicamentos para dores e inflamações na garganta, por isso o chá de eucalipto é bastante indicado para alívio da dor e desconforto característico desse quadro.

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 10 folhas de eucalipto.

Modo de Preparo: Leve ao fogo a água e após levantar fervura adicione o eucalipto, desligue, e deixe amornar um pouco. Em seguida inale o vapor do chá por 15 minutos e beba em seguida. Repita o processo pelo menos 2 vezes ao dia.

5. Chá de Cravo e Canela

A canela é uma das especiarias mais antigas da humanidade, e seus benefícios são comprovados pela ciência. A união da canela com o cravo, proporcionam alívio a garganta e o tratamento da inflamação.

Ingredientes:

  • 2 unidades de canela em pau;
  • 1 dente de cravo.

Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e ao levantar a fervura adicione a canela e o cravo e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida coe, adoce e beba ainda morno, no máximo 4 vezes ao dia.

6. Chá de Cebola com Mel

A cebola é conhecida por sua ação ao combate de infecções e inflamações de modo bastante eficaz, assim como a prevenção do surgimento de diversos tipos de câncer.

Com este simples resumo, dá para compreender por que esta bebida entrou para a lista dos melhores chás para dor de garganta, não é mesmo?!

Ingredientes:

  • Cascas de metade de uma cebola;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher (sopa) de mel.

Modo de Preparo: Leve a casca de cebola e água ao fogo e deixe ferver por 3 minutos, na sequência desligue, coe e adicione o mel. Beba o chá de 1 á 3 vezes ao dia.

Se tomar um desses chás durante 2 dias e não sentir um alivio na dor de garganta é recomendável que procure auxílio médico para averiguação de possíveis quadros mais graves.

<< Todos os Chás

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (500 votos! Artigo avaliado com 4,79 estrelas / máximo de 5)
Loading...